Estratégias

Segundo indicador

Já podemos utilizar os conceitos vistos na criação do primeiro indicador para uma infinidade de coisas. Agora, vamos explorar um pouco mais.

Digamos que eu seja um trader de momentum e quero ver rapidamente no gráfico sempre que a barra atingir um valor máximo (high) superior ao das últimas 3 barras. Existem algumas maneiras de fazer isso, podemos utilizar, por exemplo, instruções do tipo For e While, como veremos mais tarde. Mas, por enquanto, vamos utilizar a capacidade da tecnologia de estratégias de facilmente acessar dados passado.

Começando então: queremos que o sistema destaque no gráfico Se e quando a barra de hoje for maior do que as últimas três (3). Ou seja, máxima de hoje maior que a de ontem E máxima de hoje maior que de anteontem, podemos e devemos utilizar a instrução IF THEN ELSE (SE ENTÃO SENÃO em inglês). Esta e todas as demais instruções estão também explicadas no Manual da Linguagem Desenvolvimento de Trading Systems, existente no Help do ProfitChart.

Detalhando melhor a instrução, tem-se o seguinte: IF (Condição) THEN (Conjunto de instruções 1) ELSE (Conjunto de instruções 2). Ou seja, se a Condição for verdadeira o sistema executa o Conjunto de instruções 1, caso contrário, o sistema executa o Conjunto de instruções 2. Observe ainda que a instrução ELSE não é obrigatória.

De posse desta instrução, resta uma pergunta importante: como acessar dados passados? A linguagem Nelogica oferece uma solução extremamente conveniente e fácil para todos os desenvolvedores de indicadores e trading systems. Basta especificar entre colchetes [] após a variável, o número de barras que deseja retornar ao passado. Assim temos, por exemplo:

  • Close ou Close[0]: preço de fechamento atual.

  • High[5]: máxima de 5 barras atrás.

  • Low[1]: mínima da barra anterior.

E assim sucessivamente. Agora, temos, portanto, todos os elementos para nosso indicador. Que tal chamá-lo de Maxima3? Uma vez que ele destaca quando uma barra faz uma máxima superior ao das últimas 3.

Veja o código na figura 6.

Observe que usamos:

  • High > High[1] para dizer que a máxima de hoje tem de ser maior que a anterior (usando o [1], ou seja, voltando 1 barra).

  • O mesmo critério acima, foi usado para testar os outros dias.

  • Nosso interesse é quando as três condições forem verdadeiras, por isso usamos o operador AND (E).

  • Aqui ao invés de desenhar um indicador usando a função PLOT() visto anteriormente destacamos a própria barra de preços, empregando para isso a função PAINTBAR()

A função PAINTBAR(), numa tradução literal, “Pinta barra”, destaca a barra de preços com a cor especificada entre parênteses. No exemplo, utilizamos o verde através do código clGreen (figura 6).

O resultado final do nosso indicador pode ser visto na figura 7.



Primeiro indicador Indicador Média Móvel Aritmética

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...