Estratégias

Primeiro indicador

Nosso primeiro indicador irá se chamar FAB. Por que FAB? Porque ele irá calcular a diferença entre o Fechamento e a AB ertura de uma determinada barra. Ou seja, ele irá apresentar uma leitura positiva se o fechamento for acima da abertura e um valor negativo caso contrário.

Vamos iniciar pensando nos nossos elementos de entrada. O que precisamos para realizar esse cálculo? Apenas o valor de fechamento e de abertura de cada dia. Um dos grandes méritos da tecnologia Nelogica de trading systems é que o acesso aos dados é feito de maneira direta e fácil. Sem necessidade de códigos de importação, tratamento de dados, ou qualquer procedimento relacionado.

Para realizar o desenho (plotagem) do indicador usaremos a função Plot(X). Essa função desenha o indicador de acordo com os valores que aparecem entre parênteses. Assim, nosso indicador possui o seguinte código.

Pronto! Aí está nosso primeiro indicador. Close representa o valor de fechamento de cada barra. Open, o valor de abertura. Plot realiza o desenho. Então, estamos dizendo pro sistema: "Para cada barra, desenhe a diferença (-) entre fechamento e abertura".

A parte principal do código fica entre as palavras begin e end. Observe também que ao final de cada instrução existe um demarcador de ponto e vírgula (;), indicando ao sistema que aquela instrução terminou.

Após descrever nosso código, o próximo passo é clicar no botão Compilar e se tudo estiver certo. Receberemos uma mensagem de sucesso. Na sequência queremos rodar nosso indicador pela primeira vez e para isso clicamos no botão Executar.

O resultado final pode ser visto na figura 5.

Como imaginado, ele parece um eletrocardiograma. Qual sua função? O objetivo aqui é primeiro, ser didático e mostrar o processo. Mas, se pensarmos bem, é fácil perceber que leituras grandes no FAB sinalizam dias em que a diferença entre o preço de fechamento e de abertura foi grande, ou seja, ele mostra dias voláteis. Quem sabe os limites das amplitudes não fornecem boas informações para um sistema de operação contra a tendência? É este processo de um passo por vez que permite a criação de uma metodologia consistente de trading.




Criando meu primeiro indicador Segundo Indicador

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...