Estratégias

Introdução

Ao longo do ano de 2015, a Nelogica disponibilizará a seus usuários um completo e avançado ambiente de modelagem, desenvolvimento, simulação e automação de estratégias (Trading Systems). O sistema irá oferecer gradualmente os elementos existentes em sistemas CEP (Complex Event Processing) institucionais, aliado a um ambiente que facilita a criação e implementação de estratégias de baixa e alta frequência.

Como todo grande avanço, prosseguiremos de maneira incremental, mas constante. Em uma primeira fase será liberado ferramental para criação de indicadores proprietários, posteriormente para geração de sinais de compra/venda e simulação histórica (back-testing), seguido por otimização automática de parâmetros, automação de trades, etc.

A seguir começamos com uma série de tutoriais que irão guiá-lo nos primeiros passos deste universo

O processo de aprendizagem

Posso falar por experiência, por ter visto o mesmo fenômeno várias vezes. A maior barreira para quem quer desenvolver seus próprios indicadores e trading systems é acreditar que não consegue. Trata-se de uma limitação teórica apenas, ela não existe na prática.

Se você não tem nenhuma familiaridade com programação não se imponha metas grandes demais inicialmente. Vá aos poucos. Siga os tutoriais, repita, releia conceitos. Nos mostre os pontos que deseja que abordemos mais profundamente. Estamos juntos na jornada, conte conosco. O importante é prosseguir sempre.

Trading systems, algorithmic trading, robot-trading, robô?

É frequente ouvirmos essas expressões. Mas, elas se referem a mesma coisa? Bom, vamos dar uma passada bem rápida por esse tema para solidificar alguns conceitos e nomenclaturas.

De maneira inicial, vamos fazer a seguinte categorização, existem dois tipos principais de estratégias automatizadas, vamos chamar de estratégias de decisão e estratégias de execução:

  • Estratégias (trading systems) de decisão : esse tipo de sistema, incorpora a inteligência decisória, ou seja, ele contém as regras que definem se uma compra ou venda será realizada. Essas regras podem ser as mais diversas possíveis, como desde um simples cruzamento de médias móveis, até um código mais complexo que detecta a entrada de fluxo de compra no book de um ativo e participa do movimento. Normalmente, os trades são iniciados sem intervenção humana.

  • Estratégias de execução : popular nas mesas institucionais, esta classe de estratégia automatizada, usualmente, tem por objetivo obter a melhor execução possível para um lote grande. O que aconteceria se um investidor institucional simplesmente lançasse uma ordem enorme no mercado? O preço iria disparar e o custo médio de compra do ativo seria bem mais alto. Para evitar esse impacto, faz-se uso de algoritmos que subdividem uma grande ordem de acordo com critérios como volume (VWAP), ou tempo (TWAP). Existem muitos outros algoritmos de execução nesta categoria como Best Offer, Sniper, Iceberg, etc. A operação é iniciada via intervenção humana e administrada pelo algoritmo. Nesta classificação também estariam sistemas de operação de spreads e de Market making.

Assim, ao longo deste texto, normalmente estaremos nos referindo a estratégias enquadradas na primeira categoria.

No mercado americano, berço da maior parte dessas tecnologias, é muito raro o uso da expressão "robô" que se popularizou no Brasil. Ao pé da letra uma operação via robô seria uma entidade mecânica enviando ordens através de um dispositivo de entrada de dados como o mouse ou teclado. As coisas têm avançado rápido, mas até hoje nunca vi um desses em nenhuma mesa de operação.

Em todos os cursos que participei no exterior, nas visitas que tive a satisfação de fazer a grandes mesas proprietárias quantitativas e casas de operação de alta frequência (HFT), confesso que nunca ouvi a expressão "robot-trading". Nem uma única vez. Os especialistas em geral utilizam os seguintes termos: algo trading, algorithmic trading e trading system.

Assim, essa é a convenção que utilizaremos. Embora, a ideia de robô queira se referir a mesma coisa, será dada preferência a expressão consagrada internacionalmente. Acostumar-se dessa maneira irá facilitar ainda mais a pesquisa no Google e nos livros existentes sobre o tema.



Quais os elementos da tecnologia Nelogica de Trading Systems?

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...