Estratégias

Indicador Média Móvel Aritmética

Para nosso terceiro indicador, vamos construir a clássica média móvel, uma das técnicas de análise mais usadas mundialmente. Vamos utilizar um outro recurso importante aqui e muito especial do ambiente de desenvolvimento de estratégias: a possibilidade de usar a versão em Português da linguagem.

Para começar então, vamos definir os parâmetros de entrada de nossa média móvel. Precisamos de dois. O tamanho da média e também a série de dados sobre a qual a média será calculada (Figura 8).

De maneira não surpreendente, escolhemos o nome Tamanho, para o parâmetro de entrada referente ao período da média e Precos para o parâmetro representando os preços da série de dados. O primeiro parâmetro foi inicializado com o valor padrão 11, enquanto que o segundo com valor dos preços de fechamento dos dados.

Observe que na primeira linha, abrindo a área de declaração, temos a palavra reservada Parametro, equivalente à palavra Input, caso a preferência seja pela linguagem em inglês.

Na sequência, iremos declarar duas variáveis que utilizaremos para o cálculo. Variáveis são elementos que podem armazenar diferentes valores ao longo da execução do programa e na descrição do código você entenderá sua utilidade na criação de nosso indicador. Na figura 9, temos a declaração das variáveis.


Enquanto que a primeira variável (Indice) irá armazenar números Inteiros, a segunda (Resultado) irá ser usada para armazenar números reais. Mas, para tudo ficar mais claro, vamos ao código (figura 10).


Começamos inicializando a variável resultado com zero. Como a usaremos em somas, fazemos isso para garantir que não existirá nenhum valor imprevisto na variável. Em seguida fazemos uso do comando Para ou (For em inglês). Esse comando faz uma variável de controle, no caso a variável Indice, ter sequencialmente os valores delimitados entre o número anterior e o posterior à palavra chave Ate (To em inglês).

Em Português claro, o que estamos dizendo é: “Faça Indice variar de 0 até 10”. Por que 10? Porque estamos considerando que Tamanho está com o valor padrão 11, e 10 é resultado de Tamanho-1.

Usamos essa construção para calcular os 11 valores (0 até 10) da média móvel. Observe o código na linha 16, na primeira iteração, com Indice valendo 0, temos que Resultado valerá 0 + Precos[0], ou seja, terá o valor de preço de fechamento da barra atual. Na segunda iteração com Indice valendo 1, Resultado receberá o valor anterior + Preco[1], ou seja, o fechamento de ontem. Finalmente, quando índice estiver valendo 10, teremos o décimo primeiro e último preço de fechamento sendo somado.

Assim, fica claro que o laço principal, faz a soma dos preços de fechamento do número de dias do parâmetro período. O que acontece se mudarmos de 11 para 50? Não tem problema, o código calculará a média móvel de 50 períodos.

Para finalizar, a linha 18 usa a função Plot para desenha a média, que nada mais é do que o somatório dos preços de fechamento do período dividido pelo número de períodos. A figura 11, mostra o código completo.



Segundo Indicador Conhecendo a Ferramenta Editor de Estratégias

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...