Trading

O segredo dos Turtles


"Ou você já nasce trader, ou nunca o será". William Eckhardt é um matemático que largou a carreira acadêmica para se tornar um trader de sucesso. Para William, não é possível ensinar uma pessoa a ser um bom trader. As qualidades necessárias não podem ser aprendidas, elas são inatas. É uma questão da natureza humana de cada indivíduo. A educação neste caso é limitada e não garante o sucesso. Será?


O seu amigo e parceiro nos negócios, Richard Dennis, discorda. Também um trader de sucesso (no início dos anos 80 foi o "rei" nas bolsas de commodities de Chicago), Dennis acredita que pode ensinar "qualquer um" a se tornar um trader de sucesso. Ele tem um método sistemático (um "trading system" não computadorizado) de operar e acredita que qualquer pessoa possa aprender e atingir os mesmos resultados. O método é razoavelmente simples, mas exige muita disciplina.


Para provar que estava certo, Dennis resolveu fazer uma experiência prática. Publicou um pequeno anúncio no Wall Street Journal:


"O sr Richard Dennis (C&D Commodities) está expandindo o seu grupo de traders e aceita candidatos para a posição de trader de futuros. Após um treinamento (um método proprietário de operação), os melhores passarão a operar para o sr Dennis. Não será permitido operar para si ou para outros. Os traders receberão um percentual de seus lucros, e será permitida uma perda controlada. Experiência anterior em trading será considerada, mas não é necessária. Os candidatos devem enviar um curriculum resumido e uma frase para justificar o seu interesse. O recrutamento termina em 1 de Outubro de 1984. Não atendemos por telefone."


"Vamos criar traders, assim como criam tartarugas em Singapura" (Dennis se inspirou em uma recente viagem à Ásia).


O treinamento ocorreu durante 2 semanas, no final de dezembro de 1983. Em fevereiro, cada um dos 13 integrantes começou a operar com um capital inicial entre US$ 500 mil e US$ 2 milhões. Nos primeiros 4 anos o retorno médio anualizado foi de 80%!


O Turtles é um sistema mecânico. Todas as decisões são basedas em regras bem definidas. A estratégia básica é seguir uma tendência ("trend following"). Mas quais são os principais componentes do sistema?


A diversidade de ativos é o primeiro componente importante do sistema. A carteira é composta de contratos futuros de índices de bolsa, títulos públicos ("bonds"), commodities e moedas. O tamanho da posição (quantos contratos negociar?) para cada ativo depende do nível de volatilidade (medido pelo indicador ATR, disponível no ProfitChart). Quanto maior a volatilidade (maior o risco), menor a exposição no ativo. Também há regras para evitar a concentração de posição em uma determinada direção do mercado (comprado ou vendido) , ou em ativos muito correlacionados.


A diversidade de ativos é o primeiro componente importante do sistema. A carteira é composta de contratos futuros de índices de bolsa, títulos públicos (“bonds”), commodities e moedas. O tamanho da posição (quantos contratos negociar?) para cada ativo depende do nível de volatilidade (medido pelo indicador ATR, disponível no ProfitChart). Quanto maior a volatilidade (maior o risco), menor a exposição no ativo. Também há regras para evitar a concentração de posição em uma determinada direção do mercado (comprado ou vendido) , ou em ativos muito correlacionados.


A estratégia de entrada é baseada no conceito bastante simples de "breakout". Nesta estratégia, o rompimento da máxima ou da mínima de um determinado período, sinaliza respectivamente um sinal de compra ou um sinal de venda. Após um período de consolidação, quando o preço oscila dentro de um intervalo limitado pela maior máxima e menor mínima, a volatilidade é reduzida. A eventual saída deste intervalo libera a "energia e a força" que ficou "represada". A consequência é maior volatilidade e forte tendência no movimento do preço.


Os Turtles tinham a opção de um breakout de 20 dias (curto prazo) e/ou um breakout de 55 dias (longo prazo). O trader podia, a seu critério, alocar qualquer percentual em cada uma destas opções. Aqui observamos a oportunidade de uma nova diversificação (estratégias simultâneas de curto e longo prazos).



Há regras de Saída, StopGain e StopLoss? Sim, em um trading system existem regras para todas as situações possíveis.


Os Turtles utilizam um Stop financeiro. Para cada trade (posição) o StopLoss não pode ultrapassar 2% do total da carteira. Caso o tamanho da posição seja acima da média, então o valor do StopLoss é menor. Quando o ativo tem volatilidade acentuada (a expectativa é de oscilações maiores), o StopLoss financeiro é maior, mas a posição (número de contratos) é menor.


Existe uma tendência de sair precipitadamente de uma posição ganhadora. É o receio (medo?) de devolver o lucro ou até tomar um prejuízo. É grande a tentação de sair antes da hora. A maioria das operações dos Turtles resulta em prejuízo (característica da estratégia de seguir a tendência). O trade vencedor tem que compensar as pequenas mas numerosas perdas.


No sistema 1 (entrada com breakout de 20 dias), a saída é a mínima de 10 dias (na compra) e a máxima de 10 dias (na venda). A posição sempre é zerada se ocorrer um breakout (na direção contrária) de 10 dias. No sistema 2 (breakout 55 dias) a regra de saída é a mesma, mas o número de dias sobe para 20.


É uma regra de saída difícil de ser seguida. Esperar 10 ou 20 dias pode resultar na devolução de lucros significativos, e às vezes, todo o lucro. Requer muita disciplina. Mas é justamente estas situações que fazem a diferença. É a "marca" dos trades de maior lucro.


Talvez seja esta, a principal regra do trading system. O segredo dos Turtles.


Acho muito difícil reproduzir o sistema dos Turtles, negociando apenas os ativos disponíveis na bolsa brasileira. É fundamental a diversificação de ativos e muita liquidez. Por outro lado, temos um modelo de trading system de sucesso, com todos os componentes muito bem definidos. Quer saber mais? Acesse www.dailystocks.com/turtlerules.pdf Curtis Faith, um dos Turtles originais, explica didaticamente todos os detalhes do sistema. Vale a pena conferir!


Ótimas análises e negócios!


Eduardo Matsura


(Este artigo foi publicado em partes, no Blog Nelogica. Para informações diárias sobre análise de mercado acesse www.nelogica.com.br/blog).




O After Market Day, Swing ou Position Trading?

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...