Trading

Topos e Fundos Arredondados

Topos e fundos arredondados são interessantes padrões da análise técnica que anunciam, com alguma antecedência, a virada dos preços. Formações que demoram um pouco mais de tempo para concretização possuem algumas vantagens, podemos destacar principalmente:


  • Maior facilidade de identificação por parte do analista.
  • Tempo maior para o planejamento do trade (como a entrada e os stops).
  • Possibilidade de lucros melhores. Geralmente uma formação mais longa precede um movimento mais amplo.

Topos e fundos arredondados enquadram-se nessa categoria, uma vez que são construídos a partir de diversas barras. Vamos conhecer mais a fundo suas características.


Forma dos Preços e Padrão de Volume


A figura abaixo ilustra, em sua parte esquerda, um fundo arredondado (saucer em inglês) e na parte direita um topo arredondado (ou rounding top). No caso do fundo, a linha curva é traçada juntando os pontos por baixo dos preços, ou seja, sob as mínimas. No topo, por sua vez, a linha circular é traçada sobre os máximos atingidos.



No fundo arredondado, conforme os preços aproximam-se de seu valor mínimo o momentum de queda sofre uma dissipação. Existe, nessa situação, uma certa falta de interesse em relação ao ativo o que gera reflexos no volume que também vai diminuindo. Gradualmente, preço e volume começam um processo de recuperação que acaba por resultar em um novo rally.


O topo arredondado é o inverso, mantendo-se apenas a característica de volume. Aliás, se analisarmos a relação entre o volume e os preços veremos prontamente os sinais de queda, afinal, conforme aproxima-se do máximo o volume decresce, expandindo-se novamente quando os preços mudam de direção. Essa e outras características podem ser encontradas também no artigo sobre técnicas com volume


No gráfico abaixo vemos a Acesita (ACES4) definindo um fundo arredondado. O volume sofre uma desaceleração para aumentar bastante conforme os preços iniciam a alta na sequência. Observe como após o fundo arredondado a Acesita vai de aproximadamente R$ 8,00 até cerca de R$ 24,00.



Topos e fundos arredondados são padrões que mostram uma mudança gradual na relação oferta/demanda de um ativo. Por serem movimentos lentos dificilmente vemos rompimentos (breakouts) e também é complicado identificar níveis claros de suporte e resistência. Contudo, é possível detectá-los com alguma facilidade e após sua conclusão, geralmente, tem início um movimento forte que abre espaço para trades bastante lucrativos.


Ótimos negócios!


Equipe Nelogica




Day, Swing ou Position Trading? Tipos de Divergências

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...