Trading

Técnicas de Utilização do Volume

O volume, muitas vezes, é uma informação negligenciada pelo analista, contudo, ele pode fornecer muitos dados importantes sobre a evolução de uma tendência. Primeiramente, deve-se ressaltar que existem duas maneiras principais de quantificar o volume:


  • Volume Financeiro: É o volume expresso em reais, dólares ou qualquer moeda. Mostra o valor financeiro total gerado pela compra e venda de um determinado ativo.
  • Volume por Quantidade: Nesta situação temos duas subcategorias mais comuns, pode ser a quantidade de títulos negociados de um determinado ativo ou o número de negócios realizados.

O tipo escolhido para acompanhamento não tem grande importância, pois a única informação que o volume nos fornece de maneira absoluta é a indicação sobre a liquidez do papel. O principal e mais relevante para a análise é a comparação relativa do comportamento do volume de um ativo ao longo do tempo.


O volume reflete o grau de comprometimento financeiro e emocional dos investidores e, portanto, torna-se um fator muito interessante de análise. O primeiro princípio sobre a evolução do volume nos diz que ele deve estar de acordo com a tendência.


Existem diversos fenômenos observados em relação ao comportamento dos preços e sua relação com o comprometimento financeiro dos participantes do mercado. Vamos analisar alguns conceitos que servem como regras de operação auxiliares quando consideramos uma análise conjunta preço-volume:


  1. Volume alto e volume baixo são conceitos relativos. Eles referem-se principalmente à performance do passado recente do ativo.
  2. Volume confirma a tendência. Considere que um movimento de alta acontece e leva o mercado até um novo topo. Durante essa alta o volume também atinge um novo patamar mais alto. O esperado, então, é que os preços retestem ou excedam o pico formado, uma vez que o aumento de volume significa a entrada de novos traders reforçando a força compradora. De maneira semelhante, se o mercado constrói um novo fundo e o volume atinge um patamar mais alto, provavelmente, o fundo criado será atingido novamente e até superado.
  3. Se dentro de uma tendência de alta ocorre uma nova elevação e o volume não acompanha esse acontecimento, um sinal de alerta é gerado. A tendência pode estar próxima de seu final. Esse conceito é mais relevante para movimentos altistas, uma vez que o mercado pode manter uma tendência de queda com baixo volume.
  4. Se o mercado está em negociação lateral dentro de um retângulo (Box range) é esperado que a direção do próximo movimento defina-se a partir de um rompimento com alto volume. Um rompimento com baixo volume indica que existem grandes chances de os preços retornarem aos limites de movimentação lateral. Existem diversas formas de operar rompimentos (breakouts) de formações de acumulação e elas serão abordadas em outros artigos sobre Swing Trading e técnicas de Wyckoff.


  5. No gráfico acima da Avipal ON (AVPL3) note como o volume aumenta de maneira considerável no candle branco ainda dentro da congestão. Esse comportamento é um primeiro indício de que o teste da extremidade superior do canal pode levar ao rompimento. Na sessão seguinte o rompimento é confirmado também com alto volume, a força do impulso levou à formação de um gap.

  6. Muitas vezes preço e volume expandem-se lentamente e em concordância, culminando com um ou mais dias de altíssimo volume (blowoff). Essa grande manifestação final gera a exaustão do movimento e, na sequência, preço e volume tendem a cair rapidamente.
  7. Esses cinco comportamentos descritos são apenas a ponta do iceberg de informações que a análise de volume oferece. Obtém-se ainda muitos resultados de qualidade quando estudamos e incluímos na metodologia os indicadores baseados em volume como OBV, Chaikin Money Flow, Force Index, etc.

Esses indicadores fornecem indicações de fraqueza ou força através de divergências e frequentemente sinalizam com antecedência a vinda de uma reversão. Cada um deles será analisado de maneira individual em artigos futuros.


Bons negócios.



Realizando Trades com Canais 10 Atitudes para Perder Muito Dinheiro na Bolsa

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...