Trading

Regras de Proteção

Todo investidor sabe que, eventualmente, terá prejuízo com um trade. Perder dinheiro é sempre desagradável, entretanto o trader disciplinado sabe que é uma ótima oportunidade para aprender. Algumas perguntas que devem ser feitas nesse momento são:


  • Será que fui levado pela emoção?
  • Fui influenciado por opiniões de outras pessoas (e com as quais eu não concordava)?
  • A técnica de investimento utilizada foi mal aplicada?
    • O importante é melhorar sempre detectando os pontos falhos. Mas, para continuar investindo é preciso tomar cuidado para não comprometer todo ou a maior parte do capital em um trade perdedor. Para isso, existem algumas técnicas de limitação de perdas que podem ser utilizadas.


      Sistema de Proteção


      Um sistema de proteção simples, mas funcional é definir, antes da realização dos trades, um máximo valor de perda aceitável em determinado período de tempo. Assim, ao atingir esse valor a pessoa deve de maneira mecânica, sem hesitações, encerrar suas posições perdedoras. Os usuários de ordens Stop, normalmente, têm mais facilidade em aplicar esse tipo de estratégia do que os investidores que utilizam apenas ordens de mercado.


      A regra de 2%


      Muitos livros e artigos referem-se à regra de 2%. Essa regra diz que 2% da sua conta de investimentos em renda variável é o máximo que deve ser arriscado em cada trade individual. Seguindo essa estratégia, quando a diferença entre os valores de compra e venda no trade perdedor atingirem 2% do montante da carteira o melhor a fazer é zerar a posição. Dependendo do perfil, alguns investidores podem achar esse valor pequeno, uma vez que excluiria oportunidades de trades com uma recompensa potencial alta e consequentemente com um risco maior. Cada investidor deve analisar sua situação, de seu mercado e taxas de corretagem antes de determinar um número com o qual se sinta confortável. Os defensores da regra de 2%, no entanto, lembram que muitos profissionais acham 2% um valor muito elevado e utilizam percentuais bastante inferiores como 0,5%.


      A regra de 6%


      Uma vez tendo determinado o percentual máximo de prejuízo por trade, é necessário identificar o total de perdas admitido dentro de um período de tempo. O intervalo normalmente utilizado é de um mês. Isso é necessário, pois mesmo sabendo qual o limite de perdas aceitável por investimento, é preciso considerar que as perdas podem ocorrer em sequência e ter uma ação devastadora no capital de investimentos. Dessa maneira, uma regra utilizada é a regra de 6%. Se as perdas de um mês atingirem 6% da carteira de investimentos as posições devem ser zeradas e novos trades não devem ser realizados (no mês inteiro). Não importa se estamos na primeira ou última semana.


      Regras de limitação de perdas são muito importantes. Os traders que possuem um alto envolvimento emocional com suas carteiras devem, especialmente, determinar claramente quais são os valores aceitáveis. É também importante que uma vez criada a política de proteção ela seja, efetivamente, cumprida. Deve-se evitar pensamentos e atitudes do tipo: "Tudo bem, aceito uma perda de 15%, mas só este mês".




      Realizando Trades com Triângulos

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...