Trading

Fibonacci Fan

A maioria dos traders têm entre seus "truques para ganhar dinheiro" a aplicação de técnicas de Fibonacci.


Na realidade, é surpreendente a maneira como esses números aparecem na natureza. As relações de Fibonacci manifetam-se em inúmeros fenômenoscomo na geometria de conchas, forma geral de furacões e galáxias, etc. O mercado financeiro é decorrência do comportamento humano e, portanto, tais forças matemáticas possuem uma grande influência. Vamos ver agora um dos usos mais interessantes do poder desses números: Fibonacci Fan.


Traçando o Fibonacci Fan


A receita para desenhar o Fibonacci Fan começa com a escolha de dois pontos significativos. Um fundo (ponto 1) e o próximo topo (ponto 2) é um bom exemplo. O passo seguinte é calcular a diferença de "altura" entre os pontos 1 e 2. Na figura abaixo, a altura aparece ilustrada por uma linha vertical vermelha. Essa linha, na verdade, não faz parte da técnica, ela está no desenho apenas para mostrar como acontece a "mágica". O passo final para a criação do Fibo Fan é traçar a partir da origem (ponto 1), linhas que cruzam a linha da altura nos pontos de 38,1%, 50% e 61,8%.


Mas, você não precisa se preocupar com tudo isso, o ProfitChart da Nelogica inclui uma ferramenta de Fibonacci Fan automática, basta clicar nos dois pontos desejados.


O que o Fibonacci Fan tem a nos dizer?


O Fibonacci Fan é uma ferramenta que une preço e tempo,pode ser um ótimo conselheiro, mostrando onde escondem-se possíveis suportes e resistências. Vejamos o gráfico do IBOVESPA abaixo:



Foi traçado um Fibo Fan entre o ponto 1 (fundo) e o ponto 2 (topo). A partir da aplicação da técnica nessa perna de alta, surgiram três linhas de tendência. A primeira foi suporte durante diversas vezes, como no final de setembro e novamente no final de outubro.


Alguns pregões após o ponto 2 o mercado sofreu uma correção parando na região da linha de 38,2% do Fibo Fan (final de setembro). A partir daí tivemos uma nova alta, a qual mais tarde veio a retornar para a linha que tinhamos desenhado há cerca de 1 mês atrás e por um bom tempo não se separaram (os preços voltavam insistentemente para o Fibo Fan).


Com certeza muitos traders fizeram boas compras com as indicações do Fibonacci Fan. Essa é uma das situações em que as oportunidades de negócios aparecem para os olhos daqueles que praticam a arte da análise técnica. Bons negócios!


Ótimos negócios!


Equipe Nelogica.




O que a abertura do mercado nos diz Utilizando cruzamento de médias de maneira mais eficiente

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...