Trading

Tipos de Divergências

Mesmo elementos bastante conhecidos dos analistas técnicos como as divergências possuem propriedades pouco exploradas. As divergências entre indicadores e os preços têm um valor excepcional para o trader, podendo avisar com antecendência uma reversão ou simplesmente gerar sinais claros para encurtar os stops devido ao enfraquecimento da tendência atual. Neste artigo, vamos conhecer os diferentes tipos de divergências e suas caracterísiticas.


Momentum e Divergências


A grande maioria dos analistas avalia durante seu trabalho o que podemos chamar de a "taxa de aceleração" do preço ou do volume. Essa taxa de aceleração é chamada em análise técnica de momentum e diversos indicadores, sejam eles seguidores de tendência ou osciladores, são também indicadores de momentum. Como exemplo podemos citar ROC, IFR, MACD, entre muitos outros.


Uma das maneiras em que esses indicadores são mais utilizados é na procura por divergências. As definições clássicas de divergências estão detalhadas abaixo:


  • Divergência altista: uma divergência altista ocorre quando os preços fazem um novo fundo mais baixo que o anterior, enquanto que o indicador falha ao fazer um fundo mais baixo.
  • Divergência baixista: uma divergência baixista ocorre quando os preços fazem um novo topo mais alto que o anterior, enquanto que o indicador falha ao fazer um topo mais alto.

Uma divergência é um sinal importante, ao qual devemos prestar muita atenção, pois uma boa oportunidade de entrada ou de saída pode estar se aproximando.


Diferentes Tipos de Divergências


Uma informação a mais para decisões baseadas em divergências é o seu nível de força. Na verdade, as divergências podem ser classificadas em três categorias diferentes chamadas de classes A, B e C.


Devergências Tipo A


Esta é a classe mais forte. As divergências altistas deste nível acontecem quando os preços fazem um fundo ainda mais baixo, enquanto que o indicador realiza um fundo mais alto. As divergências baixistas nível A, por sua vez, ocorrem quando os preços fazem um topo mais alto e o indicador analisado realiza um topo mais baixo.


Os sinais deste tipo são muito importantes e possibilitam ao investidor realizar uma boa entrada em um trade ou preparar uma ótima saída.


Divergências Tipo B


Esta classe possui um nível de relevância menor que a classe A. Entretanto, essas divergências não podem ser desprezadas, até mesmo porque acontecem em conjunto com padrões de preços de reversão. As características são:


  • Divergência baixista classe B: Acontecem quando os preços fazem um topo duplo, ao mesmo tempo o indicador realiza um topo inferior ao anterior.
  • Divergência altista classe B: Surgem quando os preços fazem um fundo duplo e, no entanto, o indicador relacionado falha ao fazer um fundo mais baixo.

No gráfico do índice Bovespa abaixo, temos um exemplo de divergência baixista classe B. Note como o topo duplo é formado com os preços atingindo o mesmo patamar e, enquanto isso, o IFR de 9 períodos traça uma clara trajetória desacendente.



Divergências Tipo C


Este é o nível menos significativo. Essas divergências indicam mais estagnação e falta temporária de força do que propriamente uma reversão.


Uma divergência baixista C acontece quando os preços fazem um novo topo e o indicador faz um topo que está no mesmo nível da perna de alta anterior (como se o indicador fizesse um topo duplo agora). De maneira semelhante, a divergência altista nível C acontece quando um fundo mais baixo é construído pelos preços e o indicador apenas alcança seu fundo anterior (como se fosse um fundo duplo).


As informações apresentadas neste artigo são ferramentas que você poderá aplicar em suas análises. O departamento de pesquisa em análise técnica da Nelogica está realizando um estudo no qual iremos quantificar o nível de confiabilidade de cada tipo de divergência ao longo dos últimos anos. Os resultados serão posteriormente divulgados no portal.


Ótimos negócios!


Equipe Nelogica




Topos e Fundos Arredondados Planejamento de Trades

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...