Trading

Commodities agrícolas - esta classe de ativo apresenta tendências duradouras e consistentes

As commodities trabalharem em tendências durante maiores períodos de tempo não é nenhuma novidade.


Qual é o motivo para isto ocorrer?


Os market movers - fatores-chave que impulsionam as cotações de forma altista ou baixista - no mercado de derivativos agropecuários - são os fundamentos que implicam na oferta e na demanda de seus ativos objeto, isto é, das commodities agrícolas.


Outra curiosidade interessante é que os produtos agrícolas, geralmente, têm suas cotações influencias pela oferta e pelos fatores ligados diretamente à ela, poucas vezes sendo impulsionadas pelas variações da demanda - esta sendo pouco elástica. A oferta das commodities agrícolas pode ser alterada por múltiplos fatores, como clima, ciclo de sazonalidade, etc.


A sazonalidade é um fator importantíssimo à ser observado, aumentando a probabilidade de sucesso para o viés da análise da tendência. Uma commodity agrícola como um grão, por exemplo, tem safra, entressafra e safrinha - elementos que alteram diretamente a oferta.


Exemplo


O milho, grão com contratos futuros negociados na BM&FBovespa sob o ticker CCM, apresentou uma significativa tendência de baixa, desde o início de abril de 2014 até o final de julho - teve duração de 4 meses e apresentou uma queda de quase 28% - como pode ser observado no gráfico da Figura 1.


Figura 1 - Série histórica do milho (CCMFUT) no time frame diário


O fator balizador deste movimento foi, como frequentemente, a oferta. Neste ano a produção de milho superou todas as expectativas nos Estados Unidos e na China - o clima foi muito favorável - desta forma, teve-se um grande excedente de milho.


Considerações Finais


As commodities agrícolas tendem a formar tendências fortes e duradouras, apresentando excelentes oportunidades para seguidores de tendências que utilizam metodologias com análise técnica para gerenciar os riscos, alinhadas a fatores fundamentalistas .


Bons negócios!




Diferentes Maneiras de Utilizar o Volume Escolhendo o melhor instrumento para uma operação

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...