Trading

Operando Breakouts Falsos

Como traders, constantemente ouvimos que os melhores sinais para operações são dados pelos rompimentos (breakouts). Rompimentos de padrões gráficos ajudam os operadores a definirem pontos de entrada exatos e, da mesma forma, auxiliam no posicionamento dos stops.


Paradoxalmente, através de estudos em longas bases de dados, pode-se perceber que simples rompimentos não geram sinais tão eficazes e, muitas vezes, geram falsos sinais de rompimento.


E não seria vantajoso operar os falsos breakouts?


Falsos rompimentos, quando confirmados, criam sinais de qualidade superior aos próprios rompimentos, reduzindo a liquidez de compra - força na direção dos preços que, anteriormente, havia causado o breakout.


Em um rompimento altista, os stops são definidos abaixo da resistência. Isso, de certa forma, pode favorecer a pressão vendedora no caso de um movimento de correção que rompa a resistência (gerada pelo antigo suporte). Sendo assim, um rompimento denota força à tendência e, analogamente, um falso breakout significa perda de força.


Anatomia de um breakout falso


Para se ter bons insights para operar falsos breakouts, faz-se necessário conhecer a anatomia destes rompimentos. Abaixo, temos um passo-a-passo do funcionamento de um falso breakout:


  1. Ocorre o rompimento (geralmente com baixo volume);
  2. O breakout falha aos preços caírem abaixo do novo suporte ou da nova resistência;
  3. Como resultado, stops de traders de curto prazo são executados (em níveis muito previsíveis);


Ao passo que essas ordens de stop são agredidas, a liquidez de compra diminui e, consequentemente, os preços caem ainda mais;

A queda persiste até os preços encontrarem outro nível de suporte ou resistência.


A principal confirmação de um falso rompimento é o aumento de volume ao passo que as ordens de stop estão sendo executadas.


No gráfico abaixo (Figura 1), pode-se verificar a formação de um falso rompimento, confirmado pelo volume. Após romper o suporte (linha amarela), os preços reagiram e romperam a linha de resistência (antigo suporte). Neste instante, o volume estava um pouco acima da média, provavelmente impulsionado pela execução de ordens de stop.


Figura 1 - Falso rompimento no gráfico do índice Bovespa (diário)


Os falsos rompimentos podem gerar excelentes oportunidades de operações para traders atentos.


Ademais, conhecer a anatomia deste padrão protege os operadores de rompimentos, que de certa forma, têm grande probabilidade de tornarem-se falsos breakouts.


Bons negócios!




Construindo índices setoriais com a Linha de Avanço e Declínio Métodos de colocação de Stop

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...