Trading

O que a abertura do mercado nos diz

Não temos como saber para onde o mercado vai, como também, a maneira que a sessão terminará. No entanto, as informações próximas da abertura podem fornecer algumas pistas: se o mercado vai ficar trabalhando dentro de um nível (range), em tendência e, também, se a volatilidade tende a ficar alta ou baixa. Filtrando as informações relevantes logo no inicio do pregão, o trader pode preparar-se para todo o resto do dia, uma grande vantagem competitiva.


A abertura é a primeira chance que um trader tem para ter um panorama para a sessão de negociações do dia. Informações absorvidas durante a noite e de pregões dos mercados internacionais vêm à tona quando o mercado se prepara para abrir.


Enquanto o mercado estava fechado, muitos operadores leram noticias e colocaram ordens em suas corretoras. Analogamente, traders profissionais estão estudando como agir logo que o mercado abrir e, desta forma, tirar vantagem destas informações. Além disso, os institucionais estão planejando que viés e que decisões tomar logo que a sessão iniciar.


Informações importantes para os day traders


Para os operadores, principalmente, day traders, a interação de todos esses agentes no inicio das negociações fornece informações de altíssima qualidade. Seguem algumas informações interessantes para os day traders observarem:


  • Quem está executando negócios, qual é a direção e o tamanho das posições;
  • Se há convicção na direção do movimento;
  • Onde estão os pontos prováveis para a inflexão dos preços.

Volume


O volume inicial, geralmente, costuma ser alto se comparado com o resto do dia. De qualquer forma, comparar o volume da manhã com o volume do resto do intradiário é de pouca valia. O volume da abertura só deve ser comparado com o volume de abertura de dias anteriores. Observando o volume logo no início da sessão, podemos ter os seguintes insights:


  • Aumento do volume na abertura, em relação aos dias anteriores, significa aumento de volatilidade, a probabilidade de uma grande mudança nos preços é bastante provável.
  • Volume alto é resultado de grandes ordens dos institucionais, provavelmente o dia seja de tendência sustentada.
  • Baixo volume denota ação de traders de curto prazo, as cotações do dia têm grandes chances de ficar em congestão, dentro de um range.

Outra informação é filtrar o volume pelo tamanho das ordens. Ao passo que as pequenas ordens são colocadas pela maioria dos traders no mercado, as grandes ordens são disparadas pelos traders institucionais. Se um número elevado de grandes ordens estão sendo executadas em determinada direção, isto é um sinal que o dia será de tendência. Agora, se as grandes ordens estão escassas, provavelmente a sessão será de congestão.


Um elevado número de ordens grandes, para ambos os lados, geralmente, indica que o mercado ficará lateralizando, em um range, porém, durante um intervalo de tempo não muito longo. Quando este nível for rompido, provavelmente, o mercado assuma uma direção.


Os mercados internacionais e os gaps


Pode-se iniciar olhando para a forma como abriram os mercados de índices futuros e, desta maneira, ter um insight da forma com a qual abrirá o mercado. Analogamente, se as cotações no after market moveram-se para além do preço do fechamento anterior, expectando um cenário de tendência ou lateralização.


Da mesma forma, observar a correlação com outros mercados internacionais pode ser um grande trunfo. Movimentos agressivos em outros mercados correlacionados fornecem boas expectativas quanto a direção que o mercado poderá assumir. Correlações com outros mercados fornecem boas informações para os traders.


Suportes e Resistências


Ainda antes de o pregão iniciar é interessante que o trader faça estudos (linhas de suporte e resistência, linhas de tendência e canais). Assim, quando as negociações iniciarem o trader pode verificar se o mercado está trabalhando em congestão e a distância em que os preços abriram - se está próximo de um suporte ou de uma resistência. Se os preços estiverem no meio destes níveis (range), o mercado está em congestão. Se abrir abaixo do suporte ou acima da resistência, quando sustentado por volume, é uma excelente pista para o viés da direção do mercado no dia.


Considerações Finais


Utilizando-se destas diversas técnicas para ter uma expectativa de como as cotações irão se comportar, os day traders podem melhorar as operações por meio do prévio planejamento para determinado estado de mercado (tendência ou congestão, alta ou baixa volatilidade). São diversas técnicas utilizadas em conjunto, o que aumenta o grau de dificuldade. No entanto, utilizar-se destas técnicas pode ser um grande trunfo.


Bons negócios!




Métodos de colocação de Stop Fibonacci Fan

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...