Indicadores & Estudo

VWAP: Preço Médio Ponderado Por Volume

A Nelogica incorporou ao portfolio de indicadores especiais do ProfitChart RT o VWAP, sigla que significa Preço Médio Ponderado Por Volume (Volume Weighted Average Price).


O VWAP é o algoritmo de execução mais utilizado pelos gestores institucionais, portanto sua visualização no gráfico permite a identificação de pontos de liquidez em qualquer ativo e em qualquer periodicidade.


Benchmark de Execução de Grandes Lotes


Amplamente reconhecido como uma referência para execução de grandes lotes, o VWAP é utilizado tanto para redução de impacto no mercado como para monitorar a qualidade da execução de ordens do Sell Side.


De fato, torna-se relativamente fácil para o gestor avaliar a qualidade da execução ao comparar o preço médio do lote executado com o VWAP do período. Atenta a esta medida de avaliação, a mesa institucional das corretoras utiliza o algoritmo de VWAP como ferramenta de execução, fracionando o lote de acordo com o volume negociado no ativo.


Aplicações Operacionais de Intraday


Além de servir como base para algoritmos de execução, o VWAP serve para identificarmos os principais pontos de liquidez do ativo no intraday.


Estes pontos de liquidez podem ser traduzidos por níveis de preço em que ocorre um bloqueio ou obstáculo ao avanço, gerando zonas de suporte, resistência e pullbacks. No gráfico (Fig.1) vemos um exemplo de pullback no VWAP.


Deste modo, para operações de intraday, LIQUIDEZ = RESISTÊNCIA AO AVANÇO, o que permite uma série de estratégias tanto direcionais como de arbitragem ao redor do VWAP.



Fig. 1. VWAP em VALE5 atuando como suporte natural do preço


As aplicações possíveis do indicador VWAP são diversas e permitiriam uma exposição muito mais longa. A Nelogica se posiciona como parceira de seus clientes também no contexto educacional, colocando-se à disposição para maiores informações sobre este e outros indicadores ou funcionalidades do ProfitChart RT.


Referências Bibliográficas


Aldridge, Irene. “High-frequency trading: a practical guide to algorithmic strategies and trading systems”. 2010. John Wiley & Sons, Inc., Hoboken, New Jersey.


Leshik, Edward A.; Cralle, Jane. “An introduction to algorithmic trading – basic to advanced strategies”. 2011. John Wiley & Sons Ltd, The Atrium, Southern Gate, Chichester, West Sussex, PO19 8SQ, United Kingdom.


Berkowitz, Stephen A.; Logue, Dennis E.; Noser, Eugene A. J. “The Total Cost of Transactions on the NYSE”. Journal of Finance (American Finance Association). 1988.


Ótimas análises e negócios!


Equipe Nelogica





Tillson's T3 Moving Average Volume at Price

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...