Indicadores & Estudo

Tillson's T3 Moving Average (médias móveis de Tillson)


A média móvel Tillson's T3 foi apresentada ao mundo da análise técnica no artigo ''A Better Moving Average'', publicado na revista americana Technical Analysis of Stock Commodities. Desenvolvida por Tim Tillson, logo os analistas e operadores de mercados futuros ficaram fascinados com esta técnica que suaviza a série de preços ao mesmo tempo em que diminui o lag (atraso) típicos dos sistemas seguidores de tendências.


Conceito


Assim como as médias móveis tradicionais, o indicador Tillson's T3 é usado como um rastreador de tendências, ou seja, uma referência para os preços.


A Tillson's T3 é um tipo de média móvel que tem como vantagem um menor atraso em relação ao gráfico de preços e uma curva mais suave. Usando-a, o trader tem entradas mais rápidas e com um número potencialmente menor de sinais falsos.


Uso


Podemos aplicar Tillson's T3 da mesma maneira que usamos as médias móveis tradicionais. Vejamos abaixo alguns usos:


  • Como rastreador de tendências;


  • Como suportes, resistências e pullbacks;


  • No cruzamento de médias (em sistemas que emitem sinal de compra ou venda);


  • Para elaborar trading systems utilizando diversas médias móveis (será abordado um exemplo de trading system no final deste artigo);


  • Para observar variações na inclinação das médias móveis (se tiver uma inclinação ascendente - viés altista e vice-versa);


  • Ter confirmação da tendência, evitando operar contra a tendência por engano;


  • Verificar a relação preço versus média móvel (preços acima de médias móveis configuram um viés altista, assim como preços abaixo de médias móveis sinalizam uma situação baixista).


Vantagens das médias móveis de Tillson em relação às médias móveis tradicionais:


A literatura especializada apresenta alguns pontos interessantes:


  • Menor atraso em relação aos preços (30% a 40% mais rápidas do que as médias móveis tradicionais, inclusive as exponenciais);


  • Emitem menos sinais falsos quando usadas em trading systems (cruzamento de médias, etc.);


  • Refletem com melhor eficácia o comportamento dos preços;


  • Melhor nível de customização, acelerando ou desacelerando as médias de Tillson em relação ao movimento de preços (quando se altera o fator multiplicador).


Exemplos de aplicação


Tillson's T3 de 8 períodos versus gráfico de preços


No gráfico da Figura 1, a média móvel de Tillson na periodicidade 8 demonstrou ser uma excelente medida de viés de direção para movimentos de preços. Observe como em movimentos altistas os preços ficaram acima da média, assim como ficaram abaixo em movimentos baixistas.



Figura 1 - Tillson's T3 (8) - configurada em 8 períodos com fator de multiplicação 0,7


Cruzamento entre médias de Tillson T3 (5 e 8 períodos)


No gráfico da Figura 2, por sua vez, o cruzamento das médias de Tillson nas periodicidades 5 (em verde) e 8 (em vermelho) demonstram eficácia ao emitir sinais de compra e venda com pouco atraso e poucos sinais falsos. O único sinal falso constatado no gráfico da Figura 2 está circulado em amarelo.



Figura 2 - cruzamento das médias Tillson's T3 (5) e Tillson's T3 (8)


Importante ressaltar que nos pontos entre linhas amarelas o mercado estava em movimentação lateral, situação na qual médias móveis não costumam ser eficientes.


Três Tilson's T3 dando viés de direção nos movimentos de preços


No gráfico abaixo (Figura 3), há três médias móveis de Tillson, estando a média de periodicidade 3 em vermelho, a de periodicidade 5 em rosa e a de 8 períodos em verde. Este sistema com as três médias é de grande utilidade para identificar o viés de mercado, ou seja, se a tendência está altista ou baixista. Quando a média de 3 está posicionada acima da média de 5 períodos e a de 5 períodos acima da média de 8, o mercado provavelmente se encontra em forte tendência de alta. Na situação inversa, quando a Tillson's T3 (8) estiver acima da Tillson's T3 (5) e a Tillson's T3 (5) acima da Tillson's T3 (3), temos uma indicação de mercado em forte tendência de baixa.



Figura 3 - sistema com três médias móveis - Tillson's T3 (3), Tillson's T3 (5) e Tillson's T3 (8)


Pullback na Tillson's T3 (8)


Em muitas situações, ao compararmos a eficiência da Tillson's T3 em relação às médias móveis tradicionais em setups de cruzamentos de médias, pode-se perceber, que a Tillson's T3 apresenta algumas vantagens.



Figura 4 - Pullback na Tillson's T3 (8)


Tillson's T3 versus médias móveis tradicionais - setups de cruzamento de médias


Em muitas situações, ao compararmos a eficiência da Tillson's T3 em relação às médias móveis tradicionais em setups de cruzamentos de médias, pode-se perceber, que a Tillson's T3 apresenta algumas vantagens.



Figura 5 - Cruzamento de Tillson's T3 (5) com Tillson's T3 (8)


No gráfico da figura 5, pode-se constatar que o cruzamento entre as médias de Tillson nas periodicidades 5 e 8 geraram poucos sinais falsos (em momentos de lateralidade, onde médias móveis não são recomendadas). Além disso, demonstraram muita estabilidade ao refletirem com eficácia os movimentos das cotações.



Figura 6 - Cruzamento de médias móveis aritméticas nas periodicidades 5 e 8


A figura 6 apresenta o mesmo gráfico, mas com médias móveis aritméticas com os mesmos parâmetros do exemplo anterior. É possível notar que as mesmas são mais erráticas quando comparadas com as médias de Tillson. Neste gráfico, o cruzamento das médias aritméticas gerou mais sinais falsos, além dos sinais gerados em momentos de congestão.


Considerações Finais


Nossos estudos iniciais mostram que as médias Tillson's T3 podem ser utilizadas com a mesma versatilidades das médias tradicionais. Além disso, os testes indicam um desempenho superior, pois:


  • Possuem menor atraso em relação aos preços;


  • São menos sensíveis quando computam valores fora do padrão mediano das cotações;


  • Em testes de cruzamento, geraram menos sinais falsos.


Ademais, as médias móveis de Tillson, quando utilizadas em conjunto, são boas ferramentas para o desenvolvimento de trading systems (setups). Definitivamente, vale uma análise mais aprofundada desta ferramenta que está ganhando adoção crescente entre os players do mercado.


Ótimas análises e negócios!


Equipe Nelogica



Acumulação/Distribuição Williams VWAP: Preço Médio Ponderado Por Volume

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...