Indicadores & Estudo

Tendência Preço/Volume

O indicador Tendência Preço/Volume (TPV) classifica-se na categoria dos osciladores volumétricos, sendo utilizado, basicamente, em divergências.


Conceito

O TPV tem uma composição bastante simples, tendo na fórmula a relação entre preço e volume.


Tem-se, abaixo, a fórmula da ferramenta Tendência Preço/Volume:


TPV = TPV_anterior + volume * (fechamento_atual - fechamento_anterior) / (fechamento_anterior)


Similaridades com o indicador OBV

O comportamento da linha gerada pelo indicador TPV é similar à linha do On Balance Volume (OBV), entretanto, a ferramenta Tendência Preço/Volume tende a ser menos volátil. Isso ocorre devido à multiplicação presente na fórmula do TPV.


Ademais, conforme a fórmula exibida anteriormente, o indicador TPV multiplica a variação percentual do fechamento do período atual em relação ao anterior pelo volume corrente, somando tudo ao TPV do período anterior.


Por outro lado, no OBV não existe nenhum fator percentual multiplicador para suavizar o saldo de volume, sendo assim, o On Balance Volume funciona da seguinte forma:

  • Adiciona o total do volume do período quando ocorre um fechamento superior ao fechamento da barra anterior;
  • Subtrai o total do volume do período quando o fechamento é inferior ao fechamento anterior.


No gráfico abaixo (Figura 1), pode-se verificar algumas similaridades entre o comportamento da linha do indicador TPV (em vermelho) com o comportamento do OBV (em amarelo).



Figura 1 - Gráfico do IBOV na periodicidade diária com os indicadores TPV (linha vermelha) e OBV (linha amarela)


Aplicações

A ferramenta é utilizada, principalmente, em divergências. Sendo assim, pode-se com este indicador, confirmar ou não uma tendência de alta ou de baixa.


Segue, abaixo, uma forma simples de verificar divergências com a ferramenta TPV:

  • Se os preços estiverem em tendência de alta e a linha do Tendência Preço/Volume estiver caindo, existe uma divergência de baixa - este cenário representa a não confirmação da tendência de alta vigente, alertando para a possibilidade de reversão;
  • Quando os preços estiverem em tendência de baixa e a linha do TPV em tendência de alta, tem-se uma divergência de alta - assim, a tendência de baixa não é confirmada pelo indicador, podendo existir possibilidade de reversão desta tendência.


Agora, quando a linha da ferramenta está confirmando a ação dos preços, tem-se o sinal de que o volume, de acordo com o TPV, está confirmando a tendência.


Na imagem abaixo, Figura 2, tem-se um gráfico do IBOV no time frame diário com o indicador Tendência Preço/Volume confirmando a alta dos preços.



Figura 2 - Gráfico do IBOV (diário) com o indicador TPV confirmando a tendência de alta






Detector de Topos e Fundos Contratos em aberto

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...