Indicadores & Estudo

Parabólico SAR

Poucos conhecem profundamente este interessante indicador, considerado exótico pela maneira como é plotado. O parabólico é muito útil, sendo bastante usado na composição de sistemas de trade (trading systems), uma vez que seu uso define regras claras e objetivas de stop tanto na ponta de compra quanto na de venda.


Criado por J. Welles Wilder e apresentado em detalhes em seu livro New Concepts in Technical Trading Systems, o nome parabólico vem do fato de que o conjunto de pontos do indicador apresenta frequentemente a forma de uma parábola. SAR, por sua vez, significa em inglês Stop And Reverse, ou seja, pára e reverte. Trata-se de uma menção à maneira como o indicador é empregado, a qual estaremos estudando a seguir.


Tendência é Fundamental


O primeiro ponto fundamental sobre o parabólico é que ele só deve ser usado em ativos com tendência definida. Acumulações e movimentos laterais fazem com que o indicador gere diversos sinais não confiáveis. Lembre-se sempre disso quando estiver observando o parabólico junto a um gráfico.


No gráfico abaixo vemos o parabólico (pontilhado) gerando diversos sinais na Eletropaulo (ELPL4). Observe o uso conjunto de um seguidor de tendências, no caso uma média móvel exponencial de 26 períodos, cuja forma achatada (flat) torna mais evidente ainda o movimento lateral.



Stops, Entradas e Saídas


O grande mérito do parabólico está na sinalização de saídas. Como dito no artigo sobre planejamento de trades , a maior parte dos investidores passa 95% do tempo pensando em suas entradas e praticamente desprezam as condições de liquidação de suas posições. O resultado é a devolução do lucro obtido ou um prejuízo maior do que o esperado.


A regra de utilização do parabólico nessas condições é simples:


  • Deve-se fechar posições de compra quando o preço cai para baixo do parabólico e cobrir posições de venda quando o preço sobe acima do parabólico.

O parabólico é um grande sinal de alerta. Suponha um ativo em tendência de alta, a cada dia o parabólico subirá de acordo com o tamanho da movimentação dos preços, mas não importando a direção dessa movimentação. Eventualmente, haverá a intersecção e a superação dos preços pelo parabólico esse é o sinal de stop-and-reverse.


O indicador pode ser usado também para gerar pontos de compra e venda de maneira independente. Entretanto é aconselhável que se utilize em conjunto um seguidor de tendência. Assim, um sinal de compra é gerado quando os preços superam o parabólico e o seguidor de tendência (média móvel, macd, etc.) indica uma situação altista. No caso de uma média móvel, ela deverá estar com uma inclinação para cima. Para situações de venda, as condições são similares, mas ao contrário.



No gráfico da Gerdau (GGBR4) acima, vemos que o parabólico sinaliza todas as reações à tendência de baixa. Se o trader estiver em uma operação de venda ele conta com um aviso claro para cobrir sua posição ou encurtar os seus stops.


Ótimos negócios!


Equipe Nelogica.




Movimento Direcional: ADX, DI+ e DI- Bandas de Bollinger

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...