Indicadores & Estudo

O Indicador OBV

O OBV (On Balance Volume) é um indicador momentum que relaciona mudanças no preço com as variações de volume.Ele foi criado por Joe Granville e a idéia é detectar a direção do fluxo do volume, ou seja, se está entrando ou saindo volume do ativo.


Trata-se de um indicador bastante utilizado. Sua fórmula de cálculo é simples. Se o fechamento do dia for superior ao do dia anterior todo o volume é considerado volume de alta. Seo fechamento for inferior ao do dia anterior, todo o volume é considerado volume de baixa. Assim:


Dia de alta:


  • OBV = OBV (ontem) + Volume (hoje)

Dia de baixa:


  • OBV = OBV (ontem) - Volume (hoje)

O OBV pode, naturalmente, ser aplicado também para gráficos Intraday.Neste caso, o cálculo não é feito em termos de dias, mas sim em relaçãoà periodicidade de cada barra.


A interpretação do indicador pode ser feita segundo diferentes técnicas como divergência, quebra de tendência, padrões, cruzamentos de médias, etc. Veremos alguns desses mecanismos a seguir.


Divergência


Como muitos outros indicadores o OBV permite a análise por divergências. Quando o preço atinge patamares mais elevados(ou mais baixos) e o OBV não acompanha trata-se de um indicativo extra de que está faltando força ao movimento e existe probabilidade razoável de reversão. Em um situação como essa os Stops devem ser encurtadospara preservar o lucro da operação ou a entrada no novo movimento deveser planejada.




O gráfico acima do Bradesco (BBDC4) mostra que os preços realizaram uma perna de alta, enquanto que o OBV gerou um topo inferior. O sinal de divergência gerado transformou-se em seguida em um movimento baixista mais amplo.


Elementos da Análise Técnica


Uma das grandes forças do OBV é permitir que os elementos na análise técnica como canais, suportes e resistências sejam aplicados diretamente em seu gráfico. Utilize essas técnicas da mesma maneira como faria no gráfico de preços.


O gráfico abaixo mostra o OBV da Cemig (CMIG4). Note como os fundos do OBV formam uma linha de tendência de alta, a qual após seu rompimento foi testada novamente, servindo agora como resistência (princípio da inversão).



É claro que seriam necessárias diversas páginas para analisar a fundo todas as características deste indicador. Entretanto, observando-oconstantemente você irá familiarizar-se e logo perceberá as divergências e as formações mais confiáveis.


Existem indicadores semelhantes ao OBV, contudo mais sofisticadosque serão analisados em novos artigos.


Ótimos negócios.


Equipe Nelogica.




O Indicador Force Index Conheça o Estocastico

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...