Indicadores & Estudo

Indicador OBTR


A competitividade do mercado financeiro faz com que os analistas e investidores procurem, a cada dia, algum elemento novo. Afinal, uma vantagem, mesmo que pequena, pode significar muito na hora de contabilizar o resultado. Em busca de um algo a mais e ao melhor estilo nada é bom o suficiente que não possa ser melhorado, o analista Thomas A. Bierovic criou o OBTR (On-Balance True Range), como um substituto ao útil e conhecido OBV (On-Balance Volume).


True Range


Para compreender o OBTR é preciso conhecer o conceito de True Range (TR). O TR nada mais é do que um montante (um pedaço) do movimento dos preços calculado entre dois períodos, sendo o maior número entre as três (3) condições abaixo:


  1. O valor máximo atual menos o valor mínimo atual.
  2. O valor absoluto da seguinte operação: máximo atual menos o fechamento anterior.
  3. O valor absoluto da seguinte operação: mínimo atual menos o fechamento anterior.

O valor absoluto é utilizado para garantir números positivos. De maneira geral, o OBTR reutiliza integralmente a lógica do OBV, apenas substituindo o volume pelo True Range. No OBV caso o fechamento de um período seja positivo, soma-se o volume do período atual ao valor corrente do indicador. Caso o fechamento seja negativo em relação à sessão anterior, subtraí-se o volume atual do total do indicador. Para o OBTR o cálculo é o mesmo, mas estamos adicionando ou subtraindo True Ranges.


Utilizando o OBTR


Segundo Thomas Bierovic, o OBTR é superior ao OBV por refletir com maior precisão a ação dos preços. Para exemplificar esse ponto, vamos analisar, por exemplo, a ocorrência de um gap. No OBV a intensidade do gap não importa, apenas sua direção e o volume do período. No OBTR, um gap intenso tende a gerar um True Range forte, resultando em um impacto direto no indicador. Ganha-se sensibilidade aos preços, sem perder os laços com a liquidez, uma vez que o TR possui uma correlação estatística importante com o comportamento do volume.


O indicador pode ser utilizado nas análises e operações de três maneiras principais:


´
  • Divergências: assim como o OBV, uma divergência entre o OBTR e o movimento de preços, pode antecipar uma reversão de tendência.
  • Sinais diretos de entrada e saída: Bierovic sugere a adição de uma média exponencial de 9 períodos sobre o OBTR para assim formar um trading system simples. Uma compra é gerada quando o OBTR cruza a média de cima para baixo. Um sinal de venda, por sua vez, ocorre na situação oposta. É importante ressaltar que OBTR é um indicador seguidor de tendências, assim, essa técnica tende a gerar sinais falsos em demasia em uma situação de mercado em congestão lateral.

O gráfico abaixo apresenta o OBTR na condição de detector de divergências . O ativo PETR4 produziu uma sucessão de fundos mais elevados, no entanto esse comportamento não é acompanhado pelo indicador. Observe as inclinações das linhas de tendência assinaladas no gráfico. Enquanto que nos preços o ângulo é ascendente, no OBTR o ângulo é descendente. Trata-se de um sinal de fraqueza do movimento que se confirma com a queda dos preços nas semanas seguintes.



Figura 1 - Divergência com OBTR


Conforme mencionamos, o OBTR pode também derivar diretamente um trading system que gera sinais de compra e venda com o auxílio de uma média móvel de 9 períodos. A imagem seguinte mostra no gráfico através de setas verdes e vermelhas os pontos de cruzamento do OBTR com sua média. Observe que ao final do período mostrado o preço inicia um movimento lateral o que resulta em mais sinais e, pelas razões explicadas, uma menor confiabilidade do sistema (área circulada).



Figura 2 - OBTR gerando sinais de compra e venda


Considerações finais


O OBTR de fato agrega valor sobre os conceitos do OBV. Sua utilização pode fornecer informações importantes ao trader que verdadeiramente compreender sua dinâmica. É importante lembrar sempre que indicadores da classe dos seguidores de tendência vão apresentar um desempenho inadequado em situações de mercado lateral. Nesses momentos, indicadores osciladores irão ajudar muito mais. Em nossas experiências, o OBTR comprovou sua correlação com o volume, mesmo não utilizando esse dado diretamente e se mostrou um elemento interessante na construção de trading systems voltados ao swing trading.


Ótimas análises e negócios

Equipe Nelogica



A técnica do Envelope Indicador Safezone

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...