Indicadores & Estudo

Multicolinearidade

Conceito

Multicolinearidade é um termo utilizado na estatística para definir quando as informações de uma variável estão sendo computadas de forma repetida. Isso acontece quando uma variável explicativa é uma combinação de outras e, desta maneira, não acrescenta nenhuma informação extra, sendo aquela informação processada de forma redundante.


Assim sendo, em um sistema de análise técnica, a multicolinearidade entre indicadores pode dar aos traders a falsa sensação de confirmação. É muito comum ver o acrônimo KISS na mesa de operadores. Esta sigla significa "Keep it simple, stupid" - mantenha as coisas simples (frase inserida em uma aeronave da força aérea americana em 1960, pelo engenheiro aeronáutico Kelly Johnson). Essa frase foi muito replicada na mesa dos traders do mercado financeiro para lembrar que a redundância nos trading systems não agrega em nada.


Como isso acontece

Com frequência, pode-se verificar sistemas de análise com muitos indicadores, fato derivado da crença dos traders que acreditam que isso irá melhorar o grau de acertabilidade.


No entanto, o resultado disso é bem divergente do esperado. Por conseguinte, pode-se perceber o surgimento de dois problemas: a paralisia do trader pelo excesso de informações e o excesso de confiança na análise, ao passo em que se está utilizando indicadores com respostas duplicadas. Da mesma forma, a multicolinearidade de indicadores dispersa os traders e faz com que eles considerem de menor importância outras variáveis essenciais.


Existem diversos indicadores para interpretar as mais diversas informações, inclusive, muitos consideram os mesmos insumos em seus cálculos. Quando o trader não observa o fundamento dos indicadores técnicos e insere mais de um que considere praticamente os mesmos dados, no momento de ser computado, ocorre a multicolinearidade.


Na imagem abaixo (figura 1) o gráfico do Ibovespa na periodicidade diária está acompanhando diversos indicadores muito semelhantes: Volume Financeiro, Volume Quantidade, OBV e OBTR.



Figura 1 - IBOV (diário) com os indicadores Volume Financeiro, Volume Quantidade, OBV e OBTR


Se um investidor olhasse para os quatro indicadores e afirmasse que a tendência está forte ou fraca somente porque os quatro indicadores estão confirmando a mesma coisa, ele estaria sendo vítima da multicolinearidade. Isso ocorre porque os quatro indicadores utilizam os mesmos insumos nos cálculos e, consequentemente, os resultamos são convergentes.


Escolha dos indicadores

Escolher os indicadores que vão fazer parte de um setup de análise não é uma tarefa fácil. Todos os indicadores são fórmulas matemáticas e, desta forma, devemos verificar quais são os fundamentos embutidos nestas fórmulas e entender o que elas estão inferindo.


Saber as fórmulas e os fundamentos dos indicadores possibilita, também, a eliminação de redundâncias. Agora, sem saber os fundamentos dos indicadores, corre-se o risco de adotar no setup indicadores diferentes, contudo, que fornecem a mesma informação. Isso traz um grande perigo para as operações: a falsa confirmação.


É de importância fundamental saber quais dados os indicadores fornecerão sobre a tendência, sobre a possibilidade de reversão da tendência, qual é o tamanho do range em que os preços estão se movimentando, sobre a volatilidade etc. Do mesmo modo, é importante saber qual é a utilidade deste indicador dentro do setup de análise, nesse sentido, as informações fornecidas por eles devem ser complementares, nunca redundantes.


Considerações Finais

Para a confecção de um setup funcional, faz-se necessário eliminar o excesso de indicadores, escolhendo os mais adequados para o mercado e para o tipo de operação. Além disso, faz-se mister conhecer os indicadores que estão sendo utilizados no trading system, evitando a multicolinearidade.


Boas análises!




Linha de avanço e declínio Acumulação/Distribuição Williams

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...