Indicadores & Estudo

Movimento Direcional: ADX, DI+ e DI-

O conceito de movimento direcional é estudado na análise técnica através de seus componentes ADX, DI+ e DI- que analisaremos em breve. Trata-se de uma informação muito importante, pois visa responder uma questão fundamental: estamos em uma tendência ou não?


A resposta dessa pergunta influi diretamente na estratégia de operação. Vamos pensar em um mercado com uma tendência ativa, não importa se para cima ou para baixo, nesta situação temos as seguintes características:


  • Trades mais longos, nos posicionamos “a favor da correnteza” e realizamos a administração da operação (acompanhamento do stop, liquidação parcial, aumento de posição, etc.).
  • As ferramentas usadas são seguidores de tendência, como médias móveis ,parabólico SAR e outros.
  • O movimento, em geral, não finaliza bruscamente, o mercado sinaliza que a força está acabando de diversas maneiras como divergências baixistas, sucessivos candles do tipo doji e outras formações.

Na condição oposta, tendo a consciência de estarmos em um mercado sem tendência, iremos nos valer de outros fatores:


  • Trades teoricamente mais curtos observando-se os limites de suporte e resistência do movimento lateral.
  • Utilização mais intensa de osciladores ( IFR, Estocástico, etc).
  • Linhas de volatilidade como bandas de Bollinger estreitam-se.
  • O início de uma nova tendência ocorre, muitas vezes, de maneira rápida e forte com um gap de rompimento e entrada de volume, deixando para trás a acumulação.

Estudando esses aspectos o analista Welles Wilder concebeu a idéia do movimento direcional. A base de cálculo utiliza-se da comparação dos extremos alcançados pelos preços hoje em relação a períodos anteriores. Para mais detalhes sobre as particularidades matemáticas, recomendamos o livro New Concepts in Technical Trading do próprio Wilder.


Componentes do Movimento Direcional: ADX, DI+ e DI-


O ADX (Average Directional Index) consiste em uma média do DI+ e DI- em determinado período. Ele é calculado de maneira que oscila entre 0 e 100 e indica se o mercado está em tendência ou não. Embora, como quase tudo na análise técnica, não exista uma regra definitiva, considera-se que o ADX informa sobre a não existência de uma tendência quando ocorre pelo menos uma das seguintes situações:


  • Apresenta leituras inferiores a 25.
  • O ADX aparece sob as linhas DI+ e DI- simultaneamente.

No gráfico abaixo do índice Bovespa temos plotado na parte inferior, para simplicidade do exemplo, apenas o ADX sem os componentes DI+ e DI-. Observe que no período que estende-se das primeiras semanas de Junho até os primeiros dias de Agosto temos o ADX sob a linha de 25 (linha azul). Analisando os preços, confirmamos visualmente um mercado lateral, no qual sistemas baseados em seguidores de tendência apresentarão um maior número de sinais falsos.




O ADX pode ser utilizado também como um sinalizador de final ou de interrupção temporária de uma tendência. Quando o ADX começa a afastar-se de seu ponto mais alto, deve-se observar cuidadosamente o cenário técnico para avaliar se chegamos, efetivamente, em um momento de transição. Um sinal desses sugere, pelo menos, que repensemos o volume de nossas posições compradas ou vendidas.


Conforme dito anteriormente, o sistema direcional conta ainda com os componentes DI+ e DI-. Esses indicadores geram sinais objetivos:


  • Compra: DI+ cruza para cima o DI-.
  • Venda: DI- cruza para cima o DI+.

No gráfico a seguir vemos três situações em que houve o cruzamento. Cada um dos cruzamentos está marcado por um círculo, sendo que o primeiro e o último são sinais de venda, enquanto que o central indica compra.



O sistema direcional possui um mérito fundamental, ele nos deixa no lado certo do mercado. Como todo o seguidor de tendência existe um “atraso” no indicador, mas em análise técnica muito mais importante do que topos e fundos exatos é não posicionar-se contra o mercado. Utilize as ferramentas certas dentro de cada panorama técnico que os gráficos nos mostram.


Ótimas análises e negócios!


Equipe Nelogica




O Indicador Market Facilitation Index (MFI) Parabólico SAR

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...