Indicadores & Estudo

O Indicador Market Facilitation Index (MFI)

Ao analisar o panorama técnico o trader reúne uma série de informações para formar sua opinião e projetar suas operações. Ao longo dos anos, como não poderia deixar de ser, muitos trabalhos vêm chamando a atenção sobre a grande importância de se observar o volume no contexto dos movimentos de preços. Bill Williams em seu livro Trading Chaos, apresenta o Market Facilitation Index (MFI) um interessante indicador que utiliza as variações de preço e volume para classificar o momento de mercado em 4 estados possíveis.


O Market Facilitation index e as Situações de Mercado


O MFI é uma medida da facilidade ou da eficiência com a qual o preço de um ativo se move para cada unidade de volume. A direção do movimento dos preços não importa, apenas sua intensidade. No MFI, o valor absoluto do indicador também não tem significado, o que importa é seu comportamento relativo (se está subindo ou caindo). Vale lembrar que existem indicadores nos quais os valores absolutos possuem uma interpretação. No Índice de Força Relativa (IFR), por exemplo, convenciona-se que abaixo de um determinado valor, tipicamente 30, o mercado está excessivamente vendido e vulnerável a correções altistas, no MFI não existem interpretações semelhantes.


O Market Facilitation Index é analisado em conjunto com o volume, levando a quatro situações possíveis:


  MFI crescente e volume crescente: representa um bom momento para estar no mercado, a favor da tendência atual. O número de participantes do mercado está aumentando e novas posições estão sendo abertas na direção da tendência.


  MFI descrescente e volume decrescente: mercado desinteressante, muitas vezes essa situação ocorre ao final de uma tendência.


  MFI crescente e volume descrescente: segundo Bill Williams esta é uma fase chamada Fake (falso). O mercado continua a mover-se em uma direção principal, mas não há volume gerado pela entrada de novos participantes, ou seja, o menor volume pode estar representando as atividades especulativas de poucos participantes, mascarando o sentimento geral do mercado.


  MFI descrescente e volume crescente: mostra um forte confronto entre as forças de compra e venda. O volume está aumentando, mas os preços não se movem com força. Um dos lados, inevitavelmente, irá vencer e o movimento tende a ser forte. A estratégia aqui é monitorar até que ocorra a definição do lado vencedor e se posicionar de acordo. Muitas vezes teremos um gap de rompimento, a superação dos limites de uma congestão e outros fortes indicativos.


O mercado, frequentemente, torna-se confuso, sendo difícil fomar uma opinião satisfatória. O Market Facilitation Index nos fornece elementos adicionais na construção de um ponto de partida mais sólido para a definição de nossas estratégias de operação


Ótimas análises e negócios!


Equipe Nelogica




Keltner Channels Movimento Direcional: ADX, DI+ e DI-

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...