Indicadores & Estudo

Liquidez - um filtro essencial para traders e investidores

Frequentemente, escuta-se informações quanto à liquidez dos ativos, característica importantíssima para viabilizar as operações nos mercados financeiros e de capitais.


Afinal, o que é a liquidez e qual a importância dela para os traders?


Conceito

Liquidez é um termo utilizado para quantificar a negociabilidade de um ativo, isto é, a facilidade para comprar ou vender o papel, sempre que necessário.


Importância da Liquidez

Para um melhor entendimento, vamos iniciar com uma pequena história:


Pedro desejava começar a especular em imóveis, objetivando operações de curto à médio prazo - operações com um espaço de tempo entre a compra e venda relativamente curto.Ele encontrou um imóvel que já estava para venda a alguns meses e conseguiu comprá-lo por um excelente preço.Passaram-se alguns meses, até anos - e Pedro ainda não tinha conseguido vender o imóvel que havia comprado para vender posteriormente, desta forma, obtendo uma boa margem de lucro.


Na parábola acima, o Pedro não considerou a liquidez do investimento, ou seja, ele não procurou nenhuma forma de medir se haveria facilidade para vender aquele imóvel ou não.Um indício do baixo nível de negociabilidade (liquidez) para o imóvel era que ele já estava para venda alguns meses antes do Pedro comprá-lo. Outro fator que indicou a baixa liquidez foi a facilidade que Pedro teve em barganhar um preço menor - baixa pressão compradora.


Existem múltiplos fatores que podem ser utilizados para mensurar a liquidez no mercado imobiliário, geralmente, requerendo um árduo trabalho de pesquisa. Agora, nos mercados financeiros e de capitais, em especial os mercados com ativos negociáveis em bolsa, é muito fácil mensurar a liquidez dos mercados com indicadores técnicos, com simples ferramentas oriundas da estatística descritiva. Para ter acesso a estas informações, basta ter uma ferramenta confiável à analise de mercados.


No próximo tópico, abaixo, tem-se a definição dos principais indicadores para medir a liquidez, de forma técnica - nos mercados financeiros e de capitais.


Medidas de liquidez

Existem diferentes indicadores para mensurar a liquidez dos ativos. Abaixo, tem-se as ferramentas Volume Quantidade, Volume Financeiro, Contratos em aberto e Spread Bid Ask explanadas.


Volume Quantidade

O volume quantidade informa a quantidade de ativos que foi negociada em cada período do tempo gráfico em questão. É a quantidade de papéis que trocou de mãos dentro do período.


Analisar gráficos do indicador Volume Quantidade é extremamente simples, basta verificar se a quantidade é alta ou baixa, bem como verificar se ao longo do tempo as barras estão ascendentes ou descendentes.Outra técnica válida se dá através da inserção de uma média móvel no histograma do Volume Quantidade, desta maneira, verificando se as barras de volume estão acima ou abaixo da média.


No gráfico abaixo, Figura 1, tem-se um gráfico do índice Bovespa na periodicidade diária junto ao indicador Volume Quantidade com uma média móvel de 20 períodos (na cor verde).



Figura 1 - Gráfico do IBOV e Volume Quantidade com média móvel aritmética de 20 períodos


Volume Financeiro

A ferramenta Volume Financeiro reflete o montante financeiro total envolvido nas operações de um determinado período.


De forma análoga ao Volume Quantidade, analisar o volume financeiro é bastante simples, bastando constatar a amplitude das barras e se estas estão ascendentes ou descendentes no decorrer do tempo.


Da mesma maneira, pode-se associar uma média móvel junto ao histograma do Volume Financeiro e, assim, verificar se as barras estão acima ou abaixo desta média móvel.


Na imagem abaixo, Figura 2, tem-se um gráfico do índice Bovespa na periodicidade diária junto ao indicador Volume Financeiro com uma média móvel de 20 períodos (em vermelho).



Figura 2 - Gráfico do IBOV e Volume Financeiro com média móvel aritmética de 20 períodos


Contratos em aberto

O número de contratos em aberto, divulgado com um dia de de defasagem pela BM&F, é o principal indicador de liquidez para um contrato futuro.


Analisar o número de contratos em aberto é similar à análise dos indicadores Volume Quantidade e Volume Financeiro, as mesmas técnicas sendo válidas. Um fator importantíssimo a ser observado é que obtemos o número de contratos em aberto a partir da periodicidade diária - as operações intradiárias não trazendo nenhuma alteração neste indicador.


Na Figura 3, tem-se um gráfico da série histórica do milho (CCMFUT) na periodicidade diária associado ao número de contratos em aberto com uma média móvel de 20 períodos (em azul).



Figura 3 - Gráfico do CCMFUT e número de contratos em aberto associado a uma média móvel aritmética de 20 períodos


Spread Bid Ask

Spread Bid Ask, como já diz o nome, é a diferença(spread) entre o preço da melhor oferta de compra(Bid) e da melhor oferta de venda(Ask).


Quando a diferença entre o Bid e o Ask está elevado denota baixa liquidez para o ativo. Já quando o spread está muito próximo, indica uma liquidez alta para o papel.


Considerações Finais

É importante que os traders estejam atentos à liquidez dos papéis elegíveis às operações, desta forma, evita-se problemas causados pela falta de liquidez nos mercados financeiros e de capitais.

Bons negócios!




Séries Históricas (Contratos Perpétuos) Detector de Topos e Fundos

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...