Indicadores & Estudo

Linha de avanço e declínio

Suponha que um determinado índice de ações esteja apresentando um desempenho muito bom. Não é simples afirmar se esse resultado é, de fato, um consenso do mercado em geral ou, apenas, se poucos ativos com grande participação neste índice estão fazendo a diferença e "puxando" o resultado. Neste último caso, estamos diante, em maior ou menor grau, de uma distorção.


Dessa maneira, além de conhecer a tendência dos índices, é importante verificar se outros ativos estão confirmando a força do mercado ou divergindo e, assim, indicando o enfraquecimento do movimento corrente.


Conceito

A linha de avanço e declínio (LAD) é um indicador para avaliar a saúde dos mercados de maneira geral, configurando-se como um indicador de sentimento. Indicadores de sentimento são úteis para sondar como está a expectativa dos mercados ou de um grupo de ativos de forma global, se estão mais altistas ou baixistas.


Cálculo

O cálculo da LAD é extremamente simples. Segue abaixo um passo a passo:


  • Escolher os ativos que participarão da linha de avanço e declínio;
  • Fazer a contagem de quantos fecharam em alta e, igualmente, uma contagem dos ativos que fecharam com viés baixista;
  • Subtrair os ativos que fecharam com viés de baixa dos ativos que fecharam em alta;
  • Plotar este valor em um gráfico.

Os próximos valores, na sequência, são calculados simplesmente somando o cálculo do passo a passo acima ao valor da LAD encontrado anteriormente. A fórmula é a seguinte:


LAD = LAD anterior + Quantidade de altas - Quantidade de baixas


Aplicações

É interessante utilizar a LAD para encontrar convergências e divergências com um determinado índice.


No caso do principal índice do mercado acionário brasileiro, o índice Ibovespa, ele é composto por um número limitado de ações. Apenas as ações integrantes do índice não revelam a consistência do mercado de forma ampla. Sendo assim, a LAD pode utilizar um número muito maior de ações, analisando de forma geral a tendência dos mercados.


Por exemplo, uma LAD com 200 ações, se ela convergir com o Ibovespa é um excelente sinal de confirmação para a tendência do índice. No gráfico abaixo (Figura 1), a LAD está em acordo com o índice Bovespa.



Figura 1 - Gráfico do IBOV com o indicador LAD convergindo


Já se ela divergir, talvez a tendência não esteja tão consistente, de acordo com esse indicador de sentimento no mercado. Na Figura 2 (abaixo), tem-se um gráfico do índice Bovespa com a LAD divergindo.



Figura 2 - Gráfico do índice Bovespa (diário) com a LAD em divergência


Outra aplicação interessante é utilizar este indicador para ações setoriais, onde ela é muito eficaz para medir a força e a fraqueza de cada setor.Analogamente, utilizar a LAD para outros mercados diretamente relacionados, inclusive os mercados internacionais, faz-se como um ótimo indicador de momentum para os mercados.


Considerações finais

A linha de avanço e declínio é um ótimo indicador de sentimento. Com ele, pode-se avaliar o quanto forte está a expectativa do mercado para uma tendência - se ela está convergindo com a tendência de toda uma cesta de ativos.




Klinger Volume Oscillator Multicolinearidade

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...