Indicadores & Estudo

Keltner Channels

Criado com o intuito de aproveitar as oportunidades criadas pela volatilidade dos preços, Keltner Channels é um indicador bastante utilizado, em especial no mercado americano. Esta técnica guarda semelhanças com as conhecidas Bandas de Bollinger , uma vez que consiste em duas linhas flutuantes calculadas a partir de um valor central médio.


A técnica foi desenvolvida pelo operador de grãos de Chicago Chester W. Keltner. O autor a apresentou ao mundo em seu livro de 1960, ?How to Make Money in Commodities?. Desde então surgiram diferentes variações para os sinais, a maioria empregando médias móveis exponenciais (não usadas originalmente pelo autor). Ainda assim, todas essas modificações são agrupadas na literatura especializada sob a denominação de Keltner Channels.


O cálculo


O cálculo se baseia no que Keltner chamou de preço típico, o qual refere-se a uma média aritmética dos valores de máxima, mínima e último preço de um determinado período. Com o preço típico é possível construir a linha central, bastando para isso calcular uma média móvel simples.


A partir da linha central, projetam-se as duas bandas que formarão o canal, uma superior e outra inferior. Para isso usa-se a média móvel da amplitude (diferença entre a máxima e a mínima) dentro da janela de cálculo. Assim, tem-se a seguinte fórmula:


* Preço típico = (máxima + mínima + ultimo preço) / 3
* Amplitude = máxima ? mínima
* Linha central = Média Móvel Aritmética (Preço típico, período)
* Canal superior = Linha central + (Amplitude, período)
* Canal inferior = Linha central ? (Amplitude, período)



Operando com Keltner Channels


Existem duas maneiras principais de se utilizar o indicador, e elas são, até certo ponto, técnicas complementares.


Técnica 1: Keltner Channels como sinal de força


Chester Keltner acreditava que toda vez que os preços ultrapassavam uma das linhas, o mercado estava dando um sinal de força, definindo uma tendência para a commodity. Assim, ele se posicionava de acordo com o rompimento.



Observando o ativo da Siderúrgica Nacional (CSNA3) é possível perceber que o indicador, com 20 períodos, sinalizou diversos momentos de força onde os candles ultrapassam as bandas superiores do indicador. Todos estes pontos demonstraram zonas de preços de expressiva pressão compradora. Da mesma forma, quando da ocorrência da condição técnica contrária representada no gráfico pela seta em vermelho, o indicador aponta a entrada de força vendedora.


Podemos apontar ainda um terceiro momento bastante significativo em nosso exemplo, observamos uma reversão de tendência de maior porte (tendência secundária) associada ao rompimento para cima da banda inferior do canal de Keltner (seta em verde no final de 2008). Note que essa sinalização técnica esteve na gênese do rally que desenvolveu-se no ativo ao longo de 2009.


Técnica 2: Keltner Channels como sinal de compra/venda excessiva


Outros traders passaram com o tempo a utilizar os canais como uma sinalização do que popularmente chamamos de ?mercado esticado?. Assim, ao alcançar um dos extremos, considera-se que os preços estão estatisticamente longe demais de sua média e, portanto, o ativo ou contrato encontra-se bastante suscetível a uma correção.



No uso desta versão da técnica aplica-se uma parametrização inferior, no caso 10 períodos, para o indicador. Podemos visualizar, então, dentro do canal possíveis sinais de reversão altista e baixista. Neste exemplo, primeiramente, observamos um extenso movimento de alta em 1999 que culmina em um sinal de reversão formado pela dificuldade dos preços em romper a banda superior em conjunto com formações de candles de indecisão (destacados pela seta vermelha).


Após, vemos um sinal formado pelo martelo com a sombra inferior quase rompendo o canal, indicando segundo a teoria uma probabilidade forte de reversão (seta verde). Situações semelhantes ocorrem outras vezes neste gráfico com os preços tendo sua amplitude delimitada de maneira eficiente pelos canais de Keltner.


Parametrização e observações finais


De maneira resumida temos, portanto: * Keltner Channels 20 períodos ? Padrão utilizado para identificar sinal de força tanto no movimento de compra ou de venda.
* Keltner Channels 10 períodos ? Padrão usado por milhares de traders no mercado internacional, para analisar ponto de compra ou venda excessiva.


É importante destacar que a confluência de sinais sugere uma maior ou menor confiabilidade do padrão. No exemplo apresentado com o ativo GGBR4 foi utilizada a técnica japonesa de candlesticks, mas o sistema de Keltner pode ser adaptado para utilização conjunta com suas ferramentas técnicas favoritas.


Ótimos negócios.


Equipe Nelogica.




Indicador Safezone O Indicador Market Facilitation Index (MFI)

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...