Indicadores & Estudo

O Indicador Force Index

Neste artigo vamos analisar o indicador Force Index desenvolvido pelo Dr. Alexander Elder e apresentado pela primeira vez no clássico livro Trading for a Living. Em seus livros, Elder refere-se ao Force Index como uma de suas principais armas e de fato, trata-se de um indicador que possui grandes qualidades.


Forma de Cálculo


O Force Index relaciona preço e volume. A fórmula utiliza a amplitude do preço entre dois dias (ou entre duas unidades de tempo da periodicidade sendo usada) e procura medir o tamanhoda movimentação e sua força. Assim:


Force Index = (Fechamento (hoje) - Fechamento (ontem)) x Volume (hoje)


Se a variação for maior que zero o Force Index será positivo. De maneira semelhante, se o fechamento for inferior ao do dia anterior o Force Index será negativo. O volume entra como um fator que amplificaou atenua a importância do dia, ou seja, ajuda a qualificar a relevância da variação.


O Force Index normalmente recebe mais um nível de tratamento, no qual aplica-se uma média móvel aos seus resultados, sendo mostrado como uma linha ao invés de um histograma. Essa, aliás, é uma das recomendações do criador do indicador. Dessa forma, ao longo do restante deste texto a notação Force Index [14], por exemplo, refere-se ao indicador atenuado por uma média móvel de 14 unidades de tempo.


Entrando em um Trade


Uma das técnicas de utilização emprega um Force Index [2] emcombinação com um indicador de acompanhamento de tendência. No gráfico mostrado a seguir, estamos usando para acompanhar o movimento uma média móvel exponencial de 22 períodos. Os pontos de entrada podem ser gerados de acordo com 2 critérios:


  • O indicador de acompanhamento de tendência aponta paracima.
  • O Force Index [2] está abaixo de zero.

A idéia por trás desse mecanismo é identificar um pequeno momentodos vendedores dentro de uma tendência de alta e, assim, conseguir comprar por um preço barato. Claro que os Stops devem estar posicionados, pois o momento dos vendedores pode não ser tão breve como achamos inicialmente.


Entretanto, esta técnica pode gerar melhores resultados se adicionarmos um pequeno recurso extra. Além dos itens citados acima, o ponto de compra é gerado quando os preços estão próximos da média móvel. Este item a mais vai diminuir o número de sinais, mas, de acordo com nossos testes, os resultados são superiores,de modo que recomendamos sua utilização.


O gráfico abaixo mostra a técnica sendo aplicada ao IBOVESPA. As linhas verticais identificam claramente os pontos de entrada gerados.



Os mesmos conceitos podem ser usados para uma operação de venda, basta para isso, inverter as afirmações. O Force Index [2] deve estar acima de zero e o indicador de acompanhamento de tendência apontando para baixo.


Exaustão

Muitas vezes um movimento de alta ou de baixa dá um último e forte "suspiro" antes de finalizar sua trajetória. Esse acontecimento chama-se exaustão e pode ser identificado de algumas maneiras, uma delas utilizando-se o Force Index [2].


Observe o gráfico abaixo da Petrobrás (PETR4). O indicador realiza um pico muito maior do que o normal. Essa sinalização mostra uma exaustão no movimento de alta, de modo que nos dias seguintes o papel iniciou um processo de correção.


Divergências


Como muitos outros osciladores procure sempre prestar atenção às divergências entre o Force Index e o preço. Uma distinção que se faz é que para a observação de divergências é muito melhor trabalhar com um Force Index maior como [13] ou [22].


Assim, quando o Force Index falha ao fazer um topo mais alto, enquanto o gráfico dos preços consegue, temos um indicativo de possíveis problemas pela frente. O análogo também é verdadeiro, ou seja, se o Force Index falha ao fazer um fundo mais baixo, mas os preços conseguem atingir um nível inferior, temos a indicação de que uma reação altista pode estar surgindo.


O Force Index é um indicador sobre o qual vale a pena dar uma boa estudada. Não existem regras fixas para os parâmetos e com certeza cada investidor pode encontrar uma configuração ideal para seus ativos.


Ótimos negócios!


Equipe Nelogica.




Bandas de Bollinger O Indicador OBV

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...