Indicadores & Estudo

Conheça o Estocástico

O estocástico é um importante indicador do tipo osciladorcriado por George Lane. Ele mede a capacidade das forças compradoras de realizar o fechamento próximo ao valor máximo atingido dentro de um determinado intervalo de tempo e a capacidadedas forças vendedoras em trazer esse fechamento para as proximidades do valor mínimo da janela de tempo.


Existem algumas variações do estocástico. A fórmula do estocástico rápido pode ser vista a seguir:



Onde %K é a chamada linha rápida e %D a linha mais suave. Fechrepresenta o valor de fechamento de hoje, Min(n) e Max(n)são os valores máximo e mínimo atingidos pelos preços nas últimas n barras.


O parâmetro de tempo, como em outros indicadores pode serotimizado para nossas necessidades. Uma janela grande analisa um período de tempo que compreende mais barras, filtrando acontecimentosmenores. Um tempo pequeno, por sua vez, volta sua atenção para os últimos preços oferecendo sinais de curto prazo.


Ao contrário de seguidores de tendência como MACD e médias móveis (entre outros) os osciladores, normalmente, são usados em períodos menores, uma vez que são sinalizadores de reversões.Uma dica é, portanto, começar a realizar seus testes com um período menor do que 10.


Técnicas de Utilização do Estocástico

Vamos ver agora diferentes situações em que podemos usar este ótimo indicador.


Níveis Extremos

O estocástico ajuda a mostrar se um ativo está sobrecomprado ou sobrevendido. Os níveis de referência utilizados, normalmente, são 85 para limite superior e 15 para limite inferior.


Acima do patamar de 85 o ativo está mais vulnerável à correções, pois houve um impulso forte para atingir esse nível. Abaixo de 15, houveum movimento de venda acentuado, o qual pode dar lugar a boas oportunidades de compras.


Uma metodologia possível e seguida no exemplo a seguir para a Acesita (ACES4) é a geração de um ponto de compra quando o estocástico retorna de baixo de 15 para cima desse patamar. De maneira análoga, um ponto de venda surge quando o estocástico cruza de cima para baixo o patamar de 85. As linhas vermelhas horizontais no estocástico representam os níveis de 15 e 85. As linhas verticais azuis no gráfico de preços mostram as sinalizações de compras, enquanto que as linhas verticais vermelhas mostram as sinalizações de venda segundo os critérios descritos.



Alexander Elder no clássico Trading for a Living faz umacolocação interessante. Talvez mais importante do que comprar abaixo de15 ou vender acima de 85 seja não comprar acima de 85 enão vender em um valor menor do que 15. Isso porque, apesar da vontade de aproveitar o momento forte de um dos lados, as chances de reversão são bastante grandes.


Entretanto, existe uma técnica que justamente visa explorar um movimento amplo do estocástico. Se a linha %K atingir o valor 100 (ou 0em uma queda), e após um pull-back o valor 100 (ou 0) for novamente alcançado um ponto de compra (venda) é gerado. A teoria consiste em explorar o momento forte, pois o preço está fechando continuamente próximo do valor máximo (ou mínimo).


Movimento Atenuado


Outra técnica que merece ser descrita explora a indicação de reversão gerada pelo estocástico quando seu traçado perde a inclinação efica achatado.



Observe a figura acima. Na primeira situação o estocástico vinha em trajetória ascendente. Contudo, o movimento começa a desacelerar e a angulaçãoé perdida. Nesse momento o mercado está propício a uma reversão. Esse método pode ser empregado principalmente para operações de curto prazo. A linha descendente na figura acima ilustra a mesma situação com a diferença que está sendo gerada uma possibilidade de compra.


Divergências


Como em outros osciladores, divergências no estocásticosão uma ótima maneira de observar o comportamento do mercado.

Quando o gráfico de preços do ativo sucessivamente alcança topos mais altos e o estocástico não acompanha esse movimentoentre em estado de alerta. O mesmos e aplica para quando os preços fazem fundos mais baixos, mas o estocástico falha em fazer um fundo maisbaixo que o anterior criando a divergência.


No exemplo abaixo da Aracruz (ARCZ6), os preços estavam em movimento baixista acentuado, mas o estocástico parou de acompanhar o movimento possibilitando que se traçasse uma linha altista unindo dois fundos. Não demorou para o gráfico mudar o sentido e iniciar uma trajetória altista.



Como em todas as outras situações procure otimizar os parâmetros para sua metodologia. Antes de aplicar na práticarealize testes e conheça bem o indicador, estar familiarizado com a ferramenta é fundamental.


Ótimos negócios!


Equipe Nelogica.




O Indicador OBV No mundo das médias móveis

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...