Indicadores & Estudo

Detector de Topos e Fundos

Existe uma situação problemática à definição de topos e fundos na análise técnica: a falta de parametrização. Comumente, classificam-se topos e fundos e, consequentemente, tendências de forma empírica, ficando a cargo da experiência do analista a definição por intermédio do aspecto visual. A ferramenta Detector de Topos e Fundos ajuda a parametrizar de maneira sistemática a definição de tendências.


Conceito

O Detector de Topos e Fundos é uma ferramenta que cria parâmetros para a detecção de topos e fundos, aplicando de forma automática uma linha junto ao gráfico de preços. Os extremos desta são classificados como topo ou fundo.


Na imagem abaixo (Figura1), tem-se um gráfico do índice Bovespa em time frame diário com a linha da funcionalidade Detector de Topos e Fundos (em amarelo).



Figura 1 - Detector de Topos e Fundos calibrado em dois períodos


Mecânica de Funcionamento do Detector de Topos e Fundos

O funcionamento da ferramenta é relativamente simples, o algoritmo seguindo sistematicamente as seguintes regras:


  1. Considera um período como ponto de referência inicial para a verificação;
  2. De acordo com o parâmetro de calibração a varredura é iniciada. Por exemplo, se estiver calibrado em dois períodos, ao ocorrerem duas máximas superando a máxima da primeira barra (período de referência inicial), a mínima dela será classificada como fundo. Da mesma forma, se ocorrerem duas mínimas inferiores a mínima daquele primeira período, a máxima dele será considerada um topo;
  3. Enquanto um topo não é confirmado e vão surgindo máximas superiores, estas novas máximas passam a ser os pontos de referência (elegíveis para o novo topo). Da mesma maneira, enquanto um fundo não é confirmado e vão surgindo mínimas inferiores, estas novas mínimas passam a ser os novos pontos de referência (elegíveis para o novo fundo).

Observações Finais

Quanto menor for o período de calibração do indicador, mais sensível e rápida será a detecção de topos e fundos. De acordo com a volatilidade e o estado do mercado (tendência ou congestão) deve ser definida a calibração de melhor comportamento.

Bons negócios!




Liquidez - um filtro essencial para traders e investidores Tendência Preço/Volume

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...