Indicadores & Estudo

Contratos em aberto

Frequentemente ignorado, o número de contratos em aberto consiste em um dos indicadores mais eficientes à mensuração de liquidez para um contrato derivativo e, da mesma forma, para gerar insights aos sinais gráficos.


Conceito

O número de contratos em aberto reflete o total de contratos futuros e de opções que ainda não foram fechados, entregues ou liquidados de forma financeira, sendo esta medida aplicada dentro de determinada janela de tempo.


No caso da BM&FBovespa, o número de posições em aberto é divulgado com um dia de defasagem.


Utilização

O número de contratos em aberto é extremamente útil para medir a liquidez dos derivativos, isto é, a facilidade ou dificuldade para encontrar traders com interesse em executar ordens no sentido contrário (fechar posições), dentro do período de vigência do contrato. Da mesma forma, utiliza-se a quantidade de posições em aberto para tentar prever os futuros movimentos de preços.


Quando, por exemplo, ao observar um gráfico de preços, o analista técnico observa a formação de um topo associado a um forte incremento no número de contratos em aberto, ele pode acreditar que a quantidade de posições em aberto aumentou devido a atividade de um grande player querendo proteger seus ativos com posições de hedge. Vice-versa no incremento no número de contratos em aberto durante a formação de um fundo no gráfico de preços.


No gráfico abaixo (Figura 1), tem-se um gráfico da série histórica do milho na periodicidade diária. Nele, pode-se observar um forte aumento no número de contratos em aberto simultaneamente ao fundo.



Figura 1 - Gráfico de periodicidade diária com série histórica do milho futuro negociado na BM&FBovespa (CCMFUT) e histograma exibindo o número de contratos em aberto


Considerações Finais

O trader atento ao número de contratos em aberto tem um grande trunfo na detecção de sinais gráficos, consistindo como uma vantagem operacional.

Boas análises!




Tendência Preço/Volume Profundidade no Livro de Preços

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...