Indicadores & Estudo

Cinco padrões de candlestick que todos os traders deveriam conhecer

Os padrões de candlestick são excelentes ferramentas de análise para detectar, de forma visual, possibilidades para o próximo movimento de preços.


Existem centenas de padrões e combinações de candles, entretanto, cinco deles são os mais usuais e eficientes. São eles: Engolfo de alta (bullish engulfing), engolfo de baixa (bearish engulfing), martelo (hammer), estrela cadente (shooting star) e doji.


Engolfo de alta (Bullish Engulfing)

O Engolfo de alta é um padrão composto por dois períodos. Encontra-se, geralmente, nas mínimas históricas de grandes tendências de baixa e, da mesma maneira, após rápidos movimentos baixistas.


A anatomia do Bullish Engulfing é bastante simples: Abre uma nova barra, frequentemente, abaixo da mínima do candle anterior (de corpo preto), engolfando a barra anterior com um movimento contrário - não sendo necessário que o segundo candle cubra as sombras do anterior. Comumentemente, não se encontra sombras nesta nova barra. Se for acompanhado de volume, o Engolfo de alta é uma excelente demonstração de força no sentido contrario à tendência.


Na imagem abaixo (Figura 1), pode-se observar o padrão Engolfo de alta no gráfico do índice Bovespa.



Figura 1 - Engolfo de alta no gráfico do IBOV em periodicidade 15 minutos


Engolfo de baixa (Bearish Engulfing)

De forma análoga, o Engolfo de baixa é um padrão composto por dois candles. Ele pode ser encontrado nas máximas de fortes tendências de alta e, da mesma forma, após breves movimentos altistas.


O padrão ocorre da seguinte forma: Abre um novo período, com abertura, recorrentemente, acima da máxima do candle anterior (de corpo branco), engolfando a barra anterior com uma forte baixa - não sendo um requisito à cobertura das sombras da barra anterior. Este novo candle fecha abaixo da mínima do anterior, sendo uma forte demonstração de reversão para a força dominante (quando acompanhado de volume).


Na Figura 2, tem-se um exemplo de Engolfo de baixa (destacado pelo circulo) no gráfico do índice Bovespa em time frame diário.



Figura 2 - Engolfo de baixa no gráfico do índice Bovespa na periodicidade diária


Martelo (Hammer)

O Martelo é um candle de corpo pequeno, geralmente sem sombra superior. A sombra inferior deve ter, no mínimo, duas vezes a medida do corpo. Ele é encontrado em fundos de tendências de baixa prolongadas e, analogamente, após rápidos movimentos baixistas.


A cor do Hammer é indiferente, de qualquer forma, em padrões altistas são desejáveis os candles com corpo real branco.


No gráfico abaixo (Figura 3), tem-se o padrão Martelo (circulado em amarelo) no gráfico do IBOV na periodicidade de 15 minutos.



Figura 3 - Martelo no gráfico do IBOV na periodicidade 15 minutos


Estrela cadente (Shooting Star)

A estrela cadente é um candle de reversão e, necessariamente, deve estar localizada logo após uma tendência de alta. Usualmente, este padrão surge após prolongadas tendências de alta ou após rápidos movimentos.


A anatomia da shooting star consiste em um corpo pequeno, geralmente, sem sombra inferior. A sombra superior deve ter, no mínimo, o dobro do tamanho do corpo real. É indiferente se a cor do candle, sendo este fator irrelevante para a qualidade do sinal. Estatisticamente, o padrão demonstra-se mais confiável após tendências com maior duração e, por outro lado, menos eficaz em tendência de curta duração.


Na imagem abaixo (Figura 4), pode-se observar uma Estrela cadente (destacada na cor amarelo) no gráfico do IBOV em time frame de 15 minutos.



Figura 4 - Estrela cadente no gráfico do IBOV na periodicidade 15 minutos


Doji

Para os analistas técnicos, os mercados são cíclicos, oscilando entre tendências e equilíbrios. Os Dojis representam momentos de equilíbrio ou de indecisão no mercado.


A configuração de um Doji é muito simples, sendo assim, ele é formado por um único período. Os preços de abertura e de fechamento, geralmente, são idênticos - resultando em um candle sem corpo definido. Este padrão pode ter sombras (superiores e inferiores). Frequentemente, o Doji assemelha-se a uma cruz.


No gráfico abaixo (Figura 5), tem-se um gráfico do índice Bovespa em time frame diário com um Doji (circulado em amarelo).



Figura 5 - Doji no gráfico do índice Bovespa na periodicidade diária





Boas análises!




Entendendo os Ajustes Técnicos e seus Impactos na Análise Técnica Price Action com Pin Bars

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...