Indicadores & Estudo

O Canal Donchian

Canais estão entre as ferramentas mais apreciadas da análise técnica, pois transmitem visualmente ao analista os limites dentro dos quais a maior parte do movimento dos preços tende a ocorrer. Quem utiliza canais sabe que informações valiosas podem ser obtidas a qualquer momento, estejam os preços na região central de uma banda ou próximos de uma das linhas da fronteira.

Uma das técnicas mais conhecidas a explorar esses conceitos são as Bandas de Bollinger. No entanto, John Bollinger não foi o único a pesquisar a aplicação de canais na análise de mercado. Antes dele, um bem sucedido gestor de fundos e trader americano chamado Richard Donchian já havia trazido ao mundo suas contribuições.

Donchian, um economista graduado na prestigiosa Yale, trabalhava nos negócios da família até ter acesso a um exemplar da biografia do famoso trader Jesse Livermore. Completamente fascinado pelo mercado financeiro e suas infinitas possibilidades, Donchian começou a dedicar-se exclusivamente à pesquisa de padrões de preço e ao desenvolvimento de técnicas que o auxiliassem em sua carreira de operador de futuros. Muitos de seus negócios ao longo dos anos tiveram por base o método chamado de canal Donchian.



O Conceito


O canal Donchian é um indicador seguidor de tendência baseado em volatilidade, sendo formado por três elementos:

• Banda inferior: delimitada pela mínima dos últimos N períodos.
• Banda superior: delimitada pela máxima dos últimos N períodos.
• Linha central: não é uma média móvel como em outras técnicas, mas sim o ponto central entre as bandas inferior e superior.

Analisando os componentes do método, podemos identificar algumas características interessantes. A principal delas: não existem médias no cálculo, assim, as bandas tendem a reagir rapidamente às mudanças do mercado. Quando se trabalha com médias, mesmo ponderadas e exponenciais, existe a atenuação do impacto de cada dado no cômputo geral. Com o canal Donchian, um movimento agressivo dos preços irá originar uma reação igualmente agressiva por parte do indicador.




Utilizando o canal Donchian


A essência da aplicação do método reside no fato de que um rompimento da banda superior ou inferior configura uma ação relevante (e muitas vezes de grande força) rumo a novas máximas ou mínimas. Ou seja, além de monitorar a volatilidade e seguir tendências, o uso do indicador utiliza-se da idéia de rompimentos (breakouts) para construir operações. As principais regras de uso podem ser descritas da seguinte forma:

• Quando os preços fecham acima da linha superior, tem-se um sinal de compra.
• Quando os preços fecham abaixo da linha inferior, tem-se um sinal de venda.

Esses eventos são vistos como acontecimentos que indicam continuação e até mesmo aceleração de tendência. Note que a técnica descreve sinais de entrada no mercado, para a saída e gerenciamento de risco devem-se utilizar outros recursos analíticos.




Figura 1 - Sinais de venda (short) com Donchian



O gráfico de Porto Seguro ON (PSSA3) da figura 1 apresenta um exemplo de aplicação das regras de Donchian. As setas vermelhas assinalam fechamentos abaixo do limite inferior do canal, gerando os sinais de venda e permitindo ao analista aproveitar a tendência de baixa. Naturalmente, o mesmo raciocínio é válido para um momento de alta (figura 2) com as setas verdes marcando os rompimentos do limite superior.





Figura 2 - Sinais de compra com Donchian




Considerações finais


Conforme mencionado, o canal Donchian é um indicador seguidor de tendências, ou seja, uma queda de rendimento é esperada em momentos de mercado em congestão lateral. O parâmetro de tempo do indicador indica quantos períodos para trás ele irá monitorar, sendo 20 o número típico. Muitos traders, no entanto, operam com valores menores, buscando uma reação ainda mais rápida da técnica à ação dos preços, em especial para day-trading.

É importante lembrar também que as regras de uso foram projetadas tendo em mente a entrada no mercado, seja pela ponta compradora ou vendedora. Para as saídas, bem como para o posicionamento de stop e gerenciamento de risco deve-se utilizar outras técnicas complementares.




Ótimas análises e negócios.
Equipe Nelogica.



Acumulação/Distribuição O IFR Estocástico (StochRSI)

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...