Indicadores & Estudo

Calculando Níveis de Pivot

Uma técnica que é utilizada desde os primórdios da análise técnica clássica é o calculo de níveis para possíveis inflexões nas cotações. Frequentemente, esta ferramenta é utilizada por investidores e formadores de mercado.


Conceito

Na análise técnica, o termo pivô ou pivot, teve seu significado emprestado da mecânica. Em mecânica, pivot significa pinos esféricos para dar um suporte de sustentação para outros componentes.Na análise gráfica, os pivôs são níveis importantes para a rotação nos preços, isto é, pontos elegíveis a suportes e resistências.


Comumente, aplica-se o cálculo de pivôs em gráficos de time frame diário, contudo, ele pode ser aplicado em outras periodicidades. É desejável que aplique-se a metodologia em tempos gráficos maiores, em gráficos intradiários a ferramenta perde significância e acurácia.


Cálculo

Para a definição do ponto de pivô são utilizados dados do período anterior.Existem diversas maneiras distintas para o cálculo de pivôs. Abaixo, tem-se a formulas tradicional para o cálculo.


Primeiro suporte e resistência:

  • Ponto Pivot = (máxima anterior + mínima anterior + fechamento anterior) / 3
  • Resistência 1 = (2 * Ponto Pivot) - mínima anterior
  • Suporte 1 = (2 * Ponto Pivot) - maxima anterior


Segundo suporte e resistência:

  • Resistência 2 = Ponto Pivot + (Resistência 1 - Suporte 1)
  • Suporte 2 = Ponto Pivot - (Resistência 1 - Suporte 1)


Aplicações

O uso dos resultados definidos pelo cálculo de pontos de pivot é inferir níveis passíveis à inflexão das cotações - Suportes e Resistências.


Na imagem abaixo, Figura 1, tem-se um gráfico do índice Bovespa com excelentes níveis à rotação de preços gerados pelo cálculo de pontos pivot.



Figura 1 - IBOV em time frame diário com suportes e resistência gerados por intermédio do cálculo de pivot


Considerações Finais

A ferramenta calculadora pivot auxilia o trader a definir pontos à inflexão de preços, sendo assim, gerando excelentes níveis a serem observados como fortes candidatos a suportes e a resistências.



Bons negócios!




Correlação - A importância deste conceito da estatística nos investimentos Séries Históricas (Contratos Perpétuos)

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...