Indicadores & Estudo

Lucrando com a Bollinger Squeeze

Dificilmente encontra-se um trader que nunca tenha ouvido falar nas Bandas de Bollinger, elas consistem em um dos indicadores mais conhecidos na análise técnica. Existem diversas técnicas para a utilização das Bandas, abordadas no livro do John Bollinger - Bollinger on Bollinger Bands. Dentre as técnicas consideradas pelo autor está a Bollinger Squeeze.


Conceito

De acordo com Bollinger, Squeeze é o padrão mais polêmico das bandas. Segundo ele, as bandas são dirigidas pela volatilidade e o Squeeze é o padrão que faz a reflexão da volatilidade.


Sendo assim, a técnica Bollinger Squeeze auxilia os traders na identificação de rompimentos (breakouts) com maior eficácia. Vamos, em seguida, analisar uma aplicação prática.


Descrição

Revisando as Bandas de Bollinger, elas são desvios padrão do centro de uma média móvel em uma determinada janela de tempo e que, desta forma, auxilia os investidores na identificação de níveis de preço com alta ou baixa volatilidade.


Geralmente os ativos alternam períodos de alta volatilidade, seguidos de períodos de baixa volatilidade e vice-versa.


Para a correta interpretação do padrão Squeeze, deve-se seguir os seguintes passos:

  • Identificar o período de mais baixa volatilidade apontado pelo indicador Bollinger Band Width;
  • Observar a relação entre as Bandas de Bollinger: quando elas ficam próximas (apertadas) denotam uma volatilidade relativamente baixa. Já quando elas estão afastadas, provavelmente a volatilidade esteja alta;
  • O padrão fica completo quando o indicador Bollinger Band Width encontra-se no período de menor volatilidade do semestre simultaneamente a menor distância das Bandas de Bollinger dos últimos seis meses, uma em relação à outra;
  • O sinal deste padrão consiste no rompimento do nível de preços simultaneamente ao aumento de volatilidade: Bandas de Bollinger ficando afastadas, Bollinger Bands Width tornando-se ascendente.


Exemplo de aplicação

No gráfico abaixo (Figura 1), temos a série histórica do contrato futuro de café arábica, negociado na BM&FBovespa, formando o padrão Bollinger Squeeze.



Figura 1 - Padrão Bollinger Squeeze encontrado no ICFFUT (série histórica do café)


Na Figura 1, o padrão Bollinger Squeeze está emitindo sinal ao romper nível de preço (sinalizado com seta), simultaneamente ao aumento da volatilidade.


Considerações Finais

Mercados flutuam entre períodos de alta e baixa volatilidade. Utilizar as Bandas de Bollinger em conjunto as Bollinger Bands Width e, consequentemente, o padrão Bollinger Squeeze, torna-se um grande trunfo para o investidor aproveitar boas oportunidades.




Utilizando o Netrix Klinger Volume Oscillator

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...