Indicadores & Estudo

Análise Multimercados

Após iniciar o movimento de globalização e, igualmente, com o advento das formas eletrônicas de negociação, observou-se de forma ampliada as correlações entre os mercados. Em meados dos anos 80, o analista técnico John Murphy percebeu, ao trabalhar com pesquisas para o Commodity Research Bureau (CRB), fortes correlações entre os mercados de commodities e outros setores da economia, desta forma, iniciando o movimento da análise técnica multimercados.


Conceito

A análise multimercado surgiu do pressuposto que os mercados financeiros são interligados, com o fluxo de capital transitando entre eles. Isso é um fato que intensificou-se após o movimento de globalização.


O fluxo de capital entre mercados não ocorre só rompendo barreiras geográficas na mesma classe de ativos, ocorrendo, também, dentro de uma mesma economia. Por exemplo, são muito recorrentes os movimentos entre diferentes classes de ativos, existindo correlações entre commodities agrícolas, commodities financeiras, renda variável, renda fixa e imóveis.


Um exemplo simples, que pode ser observado de forma empírica, são os movimentos do índice Bovespa em relação à taxa Selic. Da mesma forma, as cotações no mercado de renda variável em relação à cotação do dólar.


Aplicações

São diversas as aplicações desta escola de análise técnica, onde pode-se destacar:


  • Eficiência à alocação de ativos;
  • Traçar estratégias para diferentes ambientes e cenários econômicos;
  • Definir táticas de hedge ativo;
  • Verificar o timing de múltiplos cenários macro fundamentais.
  • Considerações Finais

Em tempos de mercados financeiros globalizados, não pode-se analisar um mercado de forma isolada, principalmente, quando o objetivo dos agentes for alocar recursos para longo prazo. Embora o estudo da análise multimercados seja incipiente para investidores pessoa física, muitos players institucionais já estão trabalhando com equipes de analistas com viéses desta escola.


Investidores pessoa física que utilizam-se da análise multimercados, podem ter um grande trunfo para alocar recursos com muito mais eficiência!

Bons negócios!




Profundidade no Livro de Preços Entendendo os Ajustes Técnicos e seus Impactos na Análise Técnica

Fique por dentro do mercado financeiro assinando nossa Newsletter.


Rua Dr. Timóteo, 782.
Porto Alegre - RS, Brasil
(51) 3014-8272 comercial@nelogica.com.br
CNPJ: 05.898.757/0001-68

Carregando...